Mais Lidas

Volkswagen faz importante investida no mercado de picapes

Marca apresentou conceito de picape que utiliza a plataforma modular MQB durante o Salão do Automóvel de Nova York

Por O Dia

Volkswagen apresenta picape conceito
Volkswagen apresenta picape conceito -

O mercado de picapes norte-americano sempre foi um dos alvos da Volkswagen. Mas nesta semana, durante o Salão do Automóvel de Nova York, que acontece até amanhã, a montadora deu um grande passo para isso ao apresentar a picape média Atlas Tanoak. Ainda conceito, o modelo com visual futurista chamou a atenção do público no evento.

A montadora até tentou levar a argentina Amarok para o mercado dos Estados Unidos, mas as taxas de importação não permitiram o movimento. Se a iniciativa for realmente para a frente, a picape Tanoak derivada do SUV Atlas, já produzido no Tennesse, será a primeira picape a utilizar a plataforma modular MQB. Ou seja, é a mesma plataforma que serve de Jetta a Up!, agora em um utilitário de grande porte.

Isso porque a Atlas TanoaK é bem maior que a Amarok. São 5,43 m de comprimento contra os 5,25m da picape média. O conceito é maior também no entre-eixos e largura: 3,26 m (17 centímetros a mais) e 2,03 m de largura ( 8 cm a mais). O utilitário da alemã só empata na altura. O porte é semelhante ao das principais rivais por lá, como da F-150 e Chevrolet Silverado.

De acordo com a própria Volkswagen, a presença da picape no salão ainda não representa nada concreto. "Viemos testar as reações dos compradores e da imprensa especializada, já que o segmento das picapes é o que tem maior volume de vendas no país", diz o texto de apresentação do modelo.

A escolha da plataforma modular também foi uma surpresa para todos. Com ela, além de ficar mais leve, o modelo consegue ser mais rígido e firme. Nas picapes tradicionais, montadas sobre chassis, a caçamba fica separada da cabine. Já na Tanoak, que usa a plataforma MQB, tudo faz parte de apenas um volume.

Mas a utilização da plataforma traz algumas obrigações. Diferente da maioria das picapes desse porte, que utilizam os gigantes motores longitudionais, o modelo derivado do Atlas é obrigado a utilizar um motor transversal. Nesse quesito, a picape usa um V6 3.6 a gasolina, de 280 cavalos e 36,7 quilos de torque. O conjunto está combinado a um câmbio automático de oito marchas. Há também a tração integral 4Motion. De acordo com a Volks, o modelo é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos.

Graças à plataforma monobloco e à opção por suspensões independentes na traseira, de molas helicoidais, o modelo deve ter um comportamento em curvas mais sóbrio.

Irmã do SUV Atlas, a picape utiliza as mesmas linhas na dianteira. A única diferença no design está no emprego de barras de LEDs que unem e iluminam tanto os dois faróis e a marca, quanto as saídas de ar no para-choque. Além disso, foi inserido um protetor metálico com o nome do modelo.

A partir da coluna B, localizada entre as duas portas, o modelo é outro. As portas traseiras são disfarçadas pela ausência de uma maçaneta visível. Para entrar na segunda fileira, há um "buraco" onde está escondido o mecanismo para a abertura. A escolha da montadora reforça a proposta jovem e esportiva da picape.

Na traseira, a picape também tem LEDs em toda extensão da caçamba, unindo as duas lanternas. A marca, que fica no centro da tampa do compartimento, também é iluminada. O parece ter sido inspirado no conceito da picape Classe X da Mercedes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Volkswagen apresenta picape conceito divulgação
Volkswagen apresenta picape conceito fotos divulgação
Volkswagen apresenta picape conceito divulgação
Picape tem mesma plataforma modular utilizada em outros modelos da marca, como Jetta, Polo e Up! divulgação
Volkswagen apresenta picape conceito divulgação

Comentários