Por

No final do ano passado, o Contran divulgou a Resolução 717, com um listão de 13 novos itens de segurança. Os dispositivos têm a finalidade de proteger, ainda mais, motorista e passageiros. A maioria desses equipamentos só é encontrado em carros mais caros.

Segundo o documento, fabricantes e montadoras deverão, em datas diferentes, testar os novos recursos. Os períodos de testes variam de seis meses a dois anos. O sistema de frenagem de emergência e os avisos de afivelamento dos cintos estão no grupo sujeito ao menor intervalo de avaliação.

Para se ter uma ideia, o alerta sonoro de afivelamento e o visual do painel, segundo o coordenador do CESVI/MAPFRE, Alessandro Rubio, podem reduzir em cerca de 5% o índice de acidentes fatais.

Outro item presente na lista é o sistema de visibilidade traseira, que pode ser tanto a câmera de ré quanto sensores de estacionamento.

Um sistema de registros do carro, similar à caixa-preta presente em todos os aviões, é a proposta que tem o maior prazo (48 meses) de avaliação.

Você pode gostar
Comentários