Por

ESTABILIDADE

Obrigatório a partir de 2020, o controle de estabilidade é uma evolução do conhecido ABS. Sua função é evitar que o motorista perca o controle do veículo. O mecanismo lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade, a guinada e a inclinação da direção. Além de controlar a rota do carro em situações de emergência, o sistema também pode reduzir a aceleração do motor.

CINTOS E ENCOSTOS

Obrigatório a partir deste ano para lançamentos e, a partir de 2020, para carros novos, o cinto de três pontos sustenta o corpo pelo abdome e pelo tórax. Segundo pesquisas de entidades norte-americanas, os riscos de acidentes fatais caem pela metade quando os passageiros do carro utilizam o dispositivo.

LUZ DIURNA

O sistema será compulsório para carros novos a partir de 2021 e, para os zero kms, em 2023. Ligada automaticamente, sua função é tornar o carro visível durante o dia. A inovação também é donhecida pela sigla DRL (Daylight Running Lamp).

ISOFIX

O Isofix é o padrão internacional de ancoramento de cadeirinhas infantis nos carros. Os pontos ficam presos ao chassi. Portanto, são mais seguros e firmes. Lançamentos devem conter o dispositivo a partir de 2018. A regra se estende a todos os carro zero, em 2020.

Você pode gostar
Comentários