Salão de Pequim - Reprodução
Salão de PequimReprodução
Por Lucas Cardoso

Um dos mercados consumidores mais desejados pelas montadoras, a China recebe, desde a última quarta-feira, o principal salão do automóvel do continente asiático, em Pequim. E o evento está recheado de conceitos, tais como o elétrico BMW IX3 e o Maybach, o luxuoso SUV da Mercedes. O salão acontece até a próxima sexta-feira, dia 4 de maio.

Além dos já esperados veículos elétricos, chamaram atenção, nos primeiros dias de evento, modelos com características, no mínimo, 'diferentes'. Um deles é o conceito da Byton equipado com uma surpreendente tela de 49 polegadas sensível ao toque. O sistema substitui todos os comandos presentes em um painel de um carro normal.

Luxo

Já a Mercedes inovou e levou para o salão um crossover-conceito que mistura a estrutura de três sedãs com o DNA de um SUV. Outro detalhe diferente é a inserção de um jogo de chá no interior do veículo. O luxuoso utiliza quatro motores elétricos e tem tração totalmente variável nas quatro rodas. O conjunto mecânico garante ao Maybach a potência total de 748 cavalos. As baterias também apresentam 322 km de autonomia.

Entre os diferenciais, o conceito elétrico traz um sistema de carregamento rápido que possibilita autonomia de 97 km com uma recarga de apenas cinco minutos. No interior do carro, o painel é composto por dois monitores digitais, de 12,3 polegadas cada.

E esse movimento da Mercedes para chamar a atenção do mercado chinês tem motivo. As vendas naquele país continuam sendo um caso à parte. Para se ter uma ideia, no ano passado, os país comercializou pouco mais de 29 milhões de unidades. Nos Estados Unidos, foram 17,5 milhões e, no Brasil, pouco mais de 2 milhões.

Elétricos

Seguindo a linha dos elétricos, futuro do mercado chinês e tendência no mundo, a Honda também mostrou a versão elétrica do HR-V, o conceito Everus EV. A Nissan também apresentou suas armas. O mais interessante para o nosso mercado é, sem dúvida, o Sentra movido a eletricidade, chamada por lá de Sylphy.

A Sol, marca de carros elétricos fruto da parceria entre a Volkswagen e a JAC Motors na China, lançou durante o evento o E20X. O crossover é uma versão 'verde' do T40, vendido por aqui. O modelo tem motores que geram 116 cv de potência e baterias com autonomia de 350 km.

Cópias

Apesar de ter evoluído muito, parte da indústria automotiva chinesa ainda peca por tentar copiar modelos de marcas tradicionais, tais como Jeep, Land Rover e Volkswagen. Das montadoras que mais se inspiraram em versões ocidentais, a BAIC foi a que mais ousou.

Pode-se dizer que o BJ40L é uma versão elétrica do Jeep Wrangler. Já o BJ80, segundo modelo exposto da marca no salão, é uma 'cópia' do Mercedes Classe G, com três eixos. Além de serem parecidos por fora, os dois automóveis também contam com detalhes que remetem aos seus influenciadores.

No segmento dos sedãs, a Dongfeng lançou o Aeolus A9. Quem olha de primeira para o modelo imagina se tratar de um sedã médio da Volkwagen, como o Passat. O design tem linhas retas e visual clássico.

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