Bongo é alternativa para transporte na cidade - Divulgação
Bongo é alternativa para transporte na cidadeDivulgação
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O Kia Bongo voltou a ser vendido no país desde abril do ano passado. Com menos de 3.500 kg, o modelo pode ser dirigido por motoristas com habilitação para conduzir carros de passeio (tipo B). Outro trunfo é a autorização que ele tem para circular por vias em que veículos de maior porte não têm permissão. O preço sugerido é R$ 74.990.

O Kia Bongo é equipado com motor TurboDiesel de 2.5 litros e quatro cilindros em linha, que gera uma potência máxima de 130 cavalos. Seu torque é de 26 quilos. Isso garante um motor esperto em baixo giro, capaz de realizar ultrapassagens e retomadas com facilidade. Com tração traseira, o automóvel tem câmbio manual de seis marchas e direção hidráulica progressiva. Além disso, o 'caminhãozinho' tem sistema de aceleração eletrônico, conhecido como Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador e controla a guinada para obter o melhor resultado do motor.

Entre os equipamentos, estão airbag duplo, freios ABS, trio elétrico (vidros, travas e alarme), computador de bordo, chave tipo canivete, alças de segurança no teto, cintos de segurança de três pontos para motorista e passageiro. Há ainda barras de proteção laterais e retrovisores externos bipartidos com espelho convexo, utilizado para evitar pontos cegos em manobras.

Interior

No interior, o modelo conta com espaço pronto para a instalação do sistema de som, com dois alto-falantes. Quando rebatido, o encosto do terceiro banco se transforma em uma espécie de console, com dois porta-copos e um porta-objetos emborrachado. No painel, o porta-luvas tem espaço para pequenos objetos.

Entre os seus principais concorrentes (Hyundai HR e JAC V260), o modelo da Kia é o único que conta com garantia oferecida pelo fabricante de três anos.

O modelo permite a realização de transporte dos mais variados tipos de cargas. De acordo com Ricardo Pereira, gerente geral da Kia Koryo (Duque de Caxias), há, pelo menos, seis opções de carrocerias para o caminhão. "Nós trabalhamos, aqui na concessionária, em parceria com outras empresas que fazem essas instalações. Frigoríficos, baú e caçamba são os mais comuns. Mas já vi clientes instalarem até reboque nesse modelo".

Nas dimensões, o modelo conta com 1,99 metros de altura, 1,74m de largura e 4,82m de comprimento. O entre-eixos é de 2,41 m. Sem carga, o Bongo pesa 1.862 kg, e seu tanque de combustível tem capacidade para 60 litros.

Nos grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, os pequenos são livres para circular. Por causa disso, o segmento dos Veículos Urbanos Leves (VUCs) vem ganhando espaço. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, de 2008 para 2016, a frota de modelos desse tipo cresceu pouco mais de 92%, saltando de 1.589.102 para 3.053.759 unidades. Modelos desse porte atendem às necessidades de uso diário daqueles que procuram versatilidade e desempenho.

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