Por

Sucesso de vendas da Toyota no exterior, o hatch Yaris deve chegar ao Brasil no início de junho, antes da Copa do Mundo da Rússia. Apesar de fazer mistério sobre o lançamento do modelo, a montadora japonesa já criou um site para divulgação do automóvel. O sistema disponibiliza aos clientes interessados o cadastro em uma lista de espera, para que eles sejam os primeiros a receber os detalhes.

Na página, há um vídeo em que aparecem pequenos detalhes do Yaris. As imagens sugerem um desing idêntico ao da versão vendida na Europa. A princípio, a Toyota só trará a versão hatch. A expectativa é de que a versão sedã, oferecida lá fora, chegue apenas no final do ano.

Fabricado em Sorocaba (São Paulo), o modelo ficará posicionado entre o Etios e o Corolla. Logo, seus preços devem ficar entre R$ 60 e R$ 80 mil. A proposta da marca é de que os modelos cheguem para concorrer com os Honda Fit e City.

O Yaris nacional deverá usar a mesma motorização do Corolla GLi, nas versões mais caras. O motor 1.8 flex, que rende até 144 cv de potência, poderá ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, com opção de trocas virtuais de sete marchas. E, para as versões mais baratas, o novo modelo deverá utilizar o mesmo motor presente no irmão menor (Etios), o 1.5 Dual VVT-i, com 107 cv na gasolina.

Nas dimensões, o modelo hatch terá 3,77 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos. Já o sedã, que deverá chegar no final do ano, tem 4,15 metros de comprimento e 2,55 m de entre-eixos.

A lista de equipamentos não foi revelada, mas a expectativa é de que o modelo traga um conjunto similar ao oferecido em outros mercados. Na Ásia, por exemplo, ele vem de série com sete airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus e ar-condicionado digital, entre outros equipamentos.

O modelo será uma das principais atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Você pode gostar
Comentários