Usar panos de algodão e produtos com PH neutro pode evitar o desgaste da pintura do veículo
 - Reprodução
Usar panos de algodão e produtos com PH neutro pode evitar o desgaste da pintura do veículo Reprodução
Por Lucas Cardoso

Rio - Chuva, sol em excesso e vento são alguns dos fatores que podem afetar a pintura do seu carro. Alterações no clima como essas podem interferir diretamente na aparência do veículo, provocando uma perda de brilho ao longo do tempo. Além disso, batidas e pequenos arranhões também entram na lista de situações que influenciam na qualidade da cor. Para preservá-la por mais tempo, são necessários alguns cuidados, como lavar o carro a cada uma ou duas semanas e usar produtos destinados à limpeza do veículo.

"A pintura é um revestimento responsável por proteger o carro da corrosão. Sem ela, o metal sem proteção fica cerca de cinco mil vezes mais exposto", explica Fábio Shimozato, gerente do laboratório de desenvolvimento da BASF. Segundo ele, atualmente existem dois tipos de tintas de automóveis: as metálicas e as sólidas.

Na sombra

De acordo com o especialista, devido à importância da pintura, o proprietário deve ficar atento aos detalhes. "Antes de deixar o carro em uma oficina para realizar reparos, deve-se avaliar se não há outros riscos que podem ser futuros pontos de corrosão e, assim, já realizar o reparo nessas áreas. Também é importante escolher uma oficina com boa reputação, pois a repintura exige cuidado maior do que a pintura original do veículo", orienta Shimozato.

Deixar o carro estacionado em local descoberto também pode prejudicar a estética dele. Para o presidente da Drywash, Lito Rodrigues, a exposição a intempéries causa, sim, danos à pintura. "Sol, chuva e maresia tudo isso interfere. Mas as fezes de pássaro podem desencadear uma das piores manchas que um carro pode ter", conta. Nessas situações, Lito sugere que o proprietário retire a sujeira feita pela ave o mais rapidamente possível.

Mas, na hora de lavar o carro, são necessários alguns cuidados. "Muitas pessoas não avaliam bem a água usada. Isso é um erro, pois ela pode ser a responsável por piorar a situação do veículo, em vez de renovar sua condição. Partículas de ferro, por exemplo, vão corroer a pintura", explica Shimozato. Segundo o especialista, a inspeção da água é simples e deve ser feita antes da lavagem. "Dá para perceber a olho nu".

Existem vários processos diferentes de polimento em carros, uns mais suaves, outros mais agressivos. Segundo Lito, não existe um momento pré-definido para a realização. "Se bem cuidado, o carro pode ficar muito tempo sem receber procedimento algum para recuperação do brilho", garante. Em alguns casos, inclusive, o polimento pode ser feito em carros com pouco tempo de uso, como os zero km. "Automóveis estocados em pátios de montadoras e importados podem perder sua condição original de pintura", explica.

Você pode gostar
Comentários