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Rio - Seu carro já te deixou na mão? Ou melhor, seu carro já te deixou a pé? Se isso nunca aconteceu, talvez você tenha sorte, pois falhas ocorrem com todos. Mas é possível minimizar bastante as chances de alguma peça dar defeito no meio da estrada. A manutenção serve para você se prevenir desses possíveis defeitos que, é verdade, acontecem, mas podem ser controlados.

A clássica cena de passar pela rodovia totalmente engarrafada no início do feriadão e ver um carro parado, de capô levantado e toda a família do lado de fora causa um misto de dó e medo: por lamentar que isso aconteça com alguém e por não querer que também aconteça com você.

Quando o carro “ferve” no meio de uma viagem, os motivos podem ser diversos: problemas na correia da ventoinha, na bomba de água, panes elétricas etc. Ter a manutenção em dia pode evitar tudo isso, e esse texto vai apresentar alguns pontos principais para ficar atento.

Freios

Muito melhor do que saber identificar quando um problema existe, é tentar evitar que ele surja. O sistema de frenagem é um dos mais importantes do veículo. Hoje, todos os carros saem de fábrica com o sistema ABS. Em automóveis com freio a disco, as pastilhas devem ser trocadas a cada 20 mil quilômetros.

Alinhamento

Eixos desalinhados podem ser responsáveis por até 50% de todos os custos relacionados a quebras de peças.

Fluidos

O óleo do motor deve ser trocado depois de aproximadamente 10 mil quilômetros rodados. O fluido do câmbio, a cada 30 mil. Já o do freio, a cada dois anos ou de acordo com a recomendação do fabricante. Os fluidos são importantes e garantem o bom funcionamento de diversas partes do automóvel.

Suspensão

Os principais componentes da suspensão são os amortecedores e as molas, que se desgastam conforme utilização. A revisão desses itens deve ser feita a cada 20 mil quilômetros e vale verificar também as trincas, folgas e quebras nas juntas e nas barras de suspensão.

Pneus

A calibragem dos pneus deve ser feita a cada 15 dias. É recomendável fazer um rodízio dos componentes a cada 10 mil quilômetros. Isso garante o alinhamento e o balanceamento, além de aumentar a vida útil do conjunto. É importante observar os sulcos dos pneus, pois quando eles atingem o seu limite, é o momento de trocá-los.

Esses são alguns pontos importantes, mas uma boa manutenção exige atenção a cada detalhe. Procure uma loja especializada e de confiança. O bom funcionamento do seu carro também é uma questão de segurança.

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