Para-choques e capô foram alongados e dão ar mais imponente ao modelo -  Lucas Cardoso
Para-choques e capô foram alongados e dão ar mais imponente ao modelo Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - Já diz o ditado popular: os últimos serão os primeiros. O Fiat Cronos foi o último modelo da safra de carros no segmento sedã compacto a chegar. Mas parece ter aproveitado bem o tempo. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo vendeu 3.382 unidades no mês passado 500 unidades a menos se comparado ao seu principal concorrente, o Volkswagen Virtus, lançado um mês antes. Durante uma semana, o DIA testou a versão Precision 1.8 Manual do modelo que custa R$ 62.990.

Robusto e com cara de enfezado, o modelo chama atenção por onde passa. Seu design cheio de vincos tem linhas agressivas. No geral, alguns podem dizer que o modelo é apenas uma versão sedã do hatch Argo. E ele é, em alguns pontos. Seu interior, por exemplo, é igual ao do irmão menor. Nenhum ponto negativo nisso, já que esse quesito é de uma qualidade inquestionável. Materiais de ótimo acabamento e toque. Nada de rebarbas e parafusos a mostra. Essas são características que agradam ao público brasileiro.

Ainda no interior, a nova central multimídia Uconnect Touch de sete polegadas apresentada no Argo agrada e quase todas as funcionalidades necessárias. O equipamento pode ser controlado a partir do volante multifuncional. Nessa versão, infelizmente, o modelo não conta com sistema de navegação.

Combustível

Durante um teste de pouco mais de 300 quilômetros, o DIA avaliou o modelo em diversas situações de exigência. O primeiro trecho, com cerca de 200 quilômetros, o veículo circulou com Etanol. É possível perceber que o 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 quilos de torque não tem um consumo tão agradável. No período, o painel de instrumentos de sete polegadas TFT do modelo apresentou uma média de consumo de 8,7 km/l. Já no segundo trajeto, quando foi percorrido cerca de 100 quilômetros com gasolina, o sistema mostrou um resultado de 10,6 km/l. A diferença parece ser reflexo do tempo de vida do motor, que teve a sua primeira geração lançada por aqui em 2010 e merece uma renovação.

Apesar do tempo de vida, o motor não deixou a desejar no quesito força. Ultrapassagens e retomadas foram realizadas com alguma facilidade e sem elevar muito o giro. Falando sobre o tema, a Fiat fez um trabalho excelente com o isolamento acústico do modelo. Mesmo pisando fundo e exigindo do carro, o silêncio no interior impera. Mas há pontos negativos: o câmbio manual de cinco marchas da marca continua com curso longo demais e engates imprecisos. A direção é elétrica.

Dimensões

Nas dimensões, se comparado ao Argo, o modelo cresceu apenas no comprimento. São cerca de 36 centímetros a mais na medida, resultando em 4.364 mm. A alteração foi necessária para que o modelo ganhasse mais espaço no porta-malas (525 litros). Apesar do ganho no comprimento, o modelo tem o mesmo entre-eixos do hatch (2,52m). A medida acomodou bem três adultos no banco traseiro com altura média de 1,70m. Com mais de 1,80m, quem senta na ponta poderá encostar a cabeça no teto.

Apesar de enfrentar trechos irregulares, a suspensão (independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira) respondeu bem. Em raras situações, as imperfeições do solo foram transferidas para quem viajava no carro.

Segurança

Pesa positivamente no modelo a presença do cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros, bem como ancoramento para cadeirinhas infantis. Para o conforto, também há uma porta USB para quem senta atrás. Ainda para a segurança, o modelo conta com opcionais que incluem mais dois airbags laterais. Presentes na versão testada (Precision 1.8) controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa estão disponíveis a partir da configuração Cronos DRIVE 1.3 GSR (R$ 60.990).

São opcionais na versão testada, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry'N' Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve de 17 polegadas.

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