Portas da segunda fileira tem abertura invertida - Divulgação
Portas da segunda fileira tem abertura invertidaDivulgação
Por O Dia

Rio - Mais uma gigante do mercado automotivo se submete ao poder dos SUVs. A Rolls-Royce elevou o segmento a um outro patamar, ao divulgar as primeiras imagens do Cullinan. Trata-se do primeiro utilitário esportivo da marca famosa por seus carros luxuosos. Agora, somente a fabricante Ferrari não possui modelos desse perfil. O SUV deve custar cerca de 275 mil euros o equivalente a R$ 1,1 milhão.

A montadora promete uma experiência diferenciada no off-road por conta do luxo e conforto do Cullinan. Outras três marcas do mesmo patamar da Rolls-Royce já possuem modelos na plataforma SUV. São elas: Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.

O modelo utilizará motor 6.75 litros V12 biturbo, que gera até 570 cv de potência e 86,7 kg de torque, com tração 4x4. A velocidade máxima é limitada eletronicamente, por isso o utilitário esportivo não ultrapassa os 250 km/h. Segundo a marca, o modelo foi concebido sobre a plataforma do sedã Phantom. A estrutura privilegia o uso de metais leves, como o alumínio. Para atender à exigência, o modelo passou por alterações que agregaram 30% de resistência a mais.

Apesar de não ser um sedã, a versão conta com 5,34 metros de comprimento, 3,3 m de entre-eixos, 2,1 m de largura, 1,8 m de altura e 560 litros do porta-malas. Pesa 2,6 toneladas. Com sistema de suspensão a ar, o modelo possui altura variável em relação ao solo. Quando as portas do carro são desbloqueadas, ele se abaixa cerca de 4 cm para facilitar o acesso. O modelo retorna à posição normal no momento da partida.

Além de bom espaço, o porta-malas conta com dois assentos retráteis eletronicamente. Inusitados, os lugares adicionais servem como cadeiras para que os passageiros apreciem a paisagem com conforto, seja num passeio, seja durante a partida de futebol dos filhos, por exemplo.

Ainda no quesito comodidade, o Cullinan possui boa quantidade de sistemas que auxiliam a condução. Isso inclui controlador de velocidade, sistema de visão noturna e assistente de manobra, que simula uma visão superior do veículo.

Você pode gostar
Comentários