Carros usados com mais de quatro anos cresceram em vendas - Reprodução
Carros usados com mais de quatro anos cresceram em vendasReprodução
Por Lucas Cardoso

Rio - Boas taxas de juros e maior confiança dos consumidores na economia são alguns dos fatores que motivaram a retomada do setor automotivo no país. Numa tendência diferente à dos últimos dois anos, os primeiros quatro meses de 2018 registraram mais de 630 mil unidades vendidas um aumento de 20,45% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e refletem também um crescimento do total de crédito para financiamentos.

Para o economista da IBMEC Gilberto Braga, a retomada do mercado automotivo fez o consumidor, mais contido nos últimos anos por conta da crise, demonstrar interesse novamente em trocar de carro. "O proprietário que trocava esse bem de dois em dois anos esperou o momento positivo do mercado para poder fazer uma nova transação. Então, isso movimenta o mercado de maneira geral".

O montante liberado para financiamentos também ficou maior. É o que demostram dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF). Foram liberados, no primeiro trimestre deste ano, R$ 28,6 bilhões, o maior acumulado dos últimos cinco anos.

"Historicamente, a venda financiada sempre foi a opção mais utilizada na hora de comprar um carro. Por ser um bem de valor, dificilmente os interessados dispõem da quantia inteira. Mas a melhora também tem relação com as oportunidades criadas pelas montadoras", diz Braga.

O especialista explica que a alternativa de financiamento que tem crescido mais tem relação com aquelas operações em que é dado um grande percentual de entrada na compra do carro zero quilômetro. Nesses casos, as montadoras oferecem as melhores condições para os consumidores quitarem o saldo devedor.

"Na maioria das situações, o proprietário consegue juros zero quando dá uma entrada superior a 50% do valor total do automóvel. Com isso, o saldo restante pode ser divido, por exemplo, em até 36 vezes sem juros", explica o diretor da área comercial da Real Veículos, Renato Maia.

Boulevard Shopping Car oferece opções de usados
Boulevard tem 8.000 metros quadrados cobertos, com 20 lojas
Boulevard tem 8.000 metros quadrados cobertos, com 20 lojasDivulgação
Publicidade
Acompanhando o crescimento nas vendas dos novos, a negociação de veículos usados, aqueles com mais de quatro anos, segue gerando bons resultados. De janeiro a abril, a alta foi de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Foram vendidos 3,4 milhões, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Contudo, a 'faixa etária' mais vendida nos últimos dois anos, a dos seminovos (até 3 anos), foi a única que caiu na comparação com o ano passado.
Os usados com 4 a 8 anos, tipos mais comercializados no acumulado deste ano, tiveram alta de 37% em relação a 2017, somando 1,8 milhão de unidades. Esses modelos também foram os mais financiados em março, seguidos pelos veículos zero km e os mais 'velhinhos' ou maduros (de 9 a 12 anos).
Publicidade
O crescimento nas vendas de veículos seminovos, apesar de tímido, segue numa tendência de crescimento. Entretanto, na hora de comprar, o ideal é fazer uma pesquisa e visitar mais de um local antes de fechar negócio. Alguns pontos de venda, como o Boulevard Shopping Car, oferecem variedade de lojas em um mesmo endereço. De acordo com o diretor do empreendimento, Ivan Oliveira são mais de mil veículos expostos e cerca de dois mil metros quadrados de infraestrutura. "Todas as lojas possuem estrutura com ar-condicionado para garantir conforto aos clientes que procuram seu automóvel", explica. Além disso, o espaço conta com financeiras para realizar a avaliação do financiamento no local.
Você pode gostar
Comentários