Niken tem mais estabilidade nas curvas por causa das duas rodas dianteiras. Ela tem dois amortecedores por roda 
 - Divulgação
Niken tem mais estabilidade nas curvas por causa das duas rodas dianteiras. Ela tem dois amortecedores por roda Divulgação
Por O Dia

Rio - A Yamaha iniciou o período de pré-venda para consumidores interessados em adquirir o inusitado triciclo Niken. Apresentado oficialmente no Salão de Motos de Milão, em novembro do ano passado, o modelo terá preço sugerido na Europa de 14.990 euros (cerca de R$ 65 mil). A motocicleta de três rodas utiliza o mesmo motor da MT-09 de 847 cc.

A Yamaha informou que a Niken será o primeiro modelo naked (estilo que mistura visuais urbano e esportivo) de três rodas fabricado em escala. Exótica, tem como característica mais forte a presença das duas rodas na dianteira. Elas têm 15 polegadas, discos de freio com 298 mm e quatro amortecedores invertidos da Ackerman dois dos lados externos de cada uma das rodas. Na traseira, a roda mede 17 polegadas.

Apesar de ter três pneus, a Niken não pode ser considerada um simples triciclo pois as duas rodas da frente estão posicionadas muito próximas e se inclinam nas curvas como uma moto de apenas dois eixos. A configuração não impede quedas. Apenas garante mais estabilidade em curvas, quando comparada com uma moto tradicional.

A força mecânica fica a cargo do propulsor tricilíndrico de 847 cc com arrefecimento líquido o mesmo utilizado na irmã com uma roda a menos, a naked MT-09. A potência gerada é de 115 cv, já o torque é de 8,92 kg. O quadro mistura partes em alumínio e outras em aço.

Para facilitar a vida do piloto, há controle de velocidade de cruzeiro, modos de pilotagem e câmbio assistido com quickshift. Completam a lista de itens, painel de instrumentos em LCD e faróis Full-LEDs.

A Yamaha ainda não se posicionou oficialmente sobre a chegada da moto ao mercado da América do Sul. Até o momento, as vendas foram confirmadas apenas para Ásia, Europa e Estados Unidos.

Você pode gostar
Comentários