Rio - A Volkswagen apresentou a linha 2019 do Gol e Voyage na última segunda-feira. Com chegada prevista para junho em versões únicas de acabamento, os modelos têm pequenas mudanças visuais e motor 1.0 mais potente. Os preços das versões de entrada do hatch e do sedã são: R$ 45 mil e 52.640, respectivamente.
O maior destaque da linha é, com certeza, a maior potência da motorização de entrada, a 1.0. O propulsor de três cilindros que equipa Gol e Voyage ganhou mais fôlego, alcançando os 84 cv (etanol), enquanto a linha 2018 chegava a 82 cv. A força da linha 2019 é a mesma gerada pelo motor que equipa a configuração mais em conta do Novo Polo (R$ 49 mil).
Além disso, para cada um dos dois modelos, há uma versão com o conhecido motor 1.6 MPI. Ele gera 104 cv de potência máxima. Por ora, ao contrário do que se esperava, os dois automóveis não contarão com câmbio automático. Apenas uma transmissão manual de cinco marchas.
Visual
Na dianteira, ambos ganharam o mesmo desenho já presente no Gol Track e na Saveiro. O visual traz capô mais alto e cheio de vincos. Os faróis também cresceram e ganharam conjuntos óticos mais retangulares. Grades e entradas de ar nos para-choques maiores deixam o sedã mais barato e o hatch compacto da marca com visual mais parrudo.
As mudanças nos traços deixaram as linhas dos modelos mais horizontais. A proposta da marca é apresentar um design mais geométrico e limpo. Os para-lamas dianteiros completam o pacote de novidades para os dois modelos lançados.
De série
Produzidos em Taubaté (SP), os carros Gol e Voyage 2019 saem de fábrica equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
No quesito segurança, modelos saem da linha de produção com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros e alerta de desafivelamento para o motorista, bem como encosto de cabeça para todos da fileira traseira.
Um ponto positivo da lista de itens de segurança é a presença do sistema ESS (Sinal de Frenagem de Emergência) presente em veículos alemães mais sofisticados do mercado. O sistema aciona a luz de freio de maneira intermitente, quando há desaceleração brusca. A tecnologia evita a prática incorreta de ligar o alerta nessas situações.
Os modelos têm três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem e são oferecidos em cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).