Jaguar XE SV Project 8 - Divulgação
Jaguar XE SV Project 8Divulgação
Por

Rio - A Jaguar deve iniciar em breve a fabricação do sedã de produção mais rápido do mundo. Chamado de XE SV Project 8, ele pode atingir até 321 km/h. O modelo foi anunciado oficialmente pela marca em junho do ano passado e está em fase final de testes. É equipado com um motor 5.0 V8 Supercharger de 600 cavalos de potência. No entanto, serão produzidas apenas 300 unidades. Cada uma custará 147 mil libras (cerca de R$ 740 mil). As primeiras entregas devem acontecer em setembro.

Em relação ao XE original, o modelo traz significativo número de mudanças. Uma das mais importantes é a troca de peças de alumínio por fibra de carbono (para-choques e capô). Para comportar as rodas de alumínio de 20 polegadas, a carroceria precisou ser alargada. Graças aos pneus, o Project 8 será o sedã esportivo de produção da Jaguar com maior conjunto (9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira).

Além disso, o sedã também conta com um aerofólio fixado na traseira. O item aprimora a aerodinâmica da versão esportiva. Completa a lista de mudanças a opção da marca por inserir no Project 8 o novo sistema de freios de carbono-cerâmica (400 mm no eixo dianteiro e 396 mm no traseiro), mais eficientes do que os de ligas tradicionais, como os de ferro, grafite e carbono.

Para ajudar a controlar o motor potente, o veículo possui sistema de modos de condução Track Mode, que modifica os ajustes do controle de estabilidade, relação de marchas, respostas do acelerador e do volante. Aerodinâmica e suspensão são também ajustáveis. Painéis de fibra de carbono no interior deixam o modelo ainda mais leve.

Nos Estados Unidos, a Jaguar irá oferecer uma versão com quatro lugares e bancos dianteiros esportivos. Para o mercado europeu, a opção terá dois lugares. Por aqui, no entanto, não há perspectiva de chegada do modelo ainda.

Força 

No circuito de Nürburgring, na Alemanha, o modelo da Jaguar alcançou uma marca nunca antes atingida por carros de produção de quatro portas. Ele realizou a volta rápida no percurso em 7 minutos e 21 segundos. Com o resultado, o automóvel entra na lista dos dez mais de todas as categorias. Em 2016, uma Williams bateu o recorde de velocidade de um carro da Fórmula 1, ao atingir a marca de 378 km/h, no Circuito de Baku, no Azerbaijão.

O desempenho da Jaguar foi obtido graças ao motor V8 5.0 Supercharger, que gera 600 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. O conjunto garante uma aceleração de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e máxima de 321 km/h.

Você pode gostar
Comentários