Por

A Bosch está testando um sistema ousado que deve evitar quedas de motos no futuro. O equipamento batizado como "Sliding mitigation research" (pesquisa de alívio de deslizamento, em tradução direta) é parte de uma série de inovações da fabricante de peças para ampliar a segurança na condução dos motociclistas.

De acordo com a Bosch, o equipamento utiliza um sensor para identificar perda de aderência e, quando o distúrbio é confirmado, lança um jato de ar no sentido contrário. A medida coloca a moto de volta no trajeto inicial, evitando, assim, uma queda do piloto. Na motocicleta usada nos testes, os propulsores foram instalados em ambos os lados.

O único problema do sistema é o mesmo dos airbags utilizados em carros e até na locomoção de astronautas no espaço: ele só pode ser acionado uma única vez. Isso significaria que, sempre que um acidente fosse evitado, o proprietário precisaria trocar o equipamento. A marca não se posicionou sobre a troca do mecanismos a gás.

O conceito ainda está em estudo, e sua aplicação em motos também dependerá da viabilidade de custos de produção e reposição em caso de uso do sistema. O sistema seria de grande ajuda para os pilotos em competições profissionais, como Moto GP, Moto 2 e Moto 3, que geralmente sofrem com a perda de aderência durante competições.

Você pode gostar
Comentários