Rio - A divisão de motocicletas da marca BMW inovou ao apresentar uma moto-conceito durante sua participação no Concorso d'Eleganza Villa d'Este (Itália), na última semana. Chamada de 9cento, a criação mistura elementos presentes nos superesportivos com o conforto dos modelos indicados para longas viagens.
Diferente da versão que a inspira (S 1000 XR), que é equipada com um motor de quatro cilindros, a 9cento conta com um motor bicilíndrico de 900 cc. A marca ainda não revelou detalhes sobre o novo propulsor, mas ele deve render cerca de 100 cv de potência. No quesito estilo, a moto fica exatamente entre uma moto esportiva e uma naked.
Para aliviar o peso, os engenheiros abusaram de materiais leves como alumínio e fibra de carbono. O emprego deles é maior no quadro. Outra característica que diferencia o conceito é a proporção do peso. De acordo com a BMW, a maior parte da carga fica na dianteira, o que, combinado à traseira encurtada, melhora a estabilidade. A suspensão de posição elevada reforça a proposta inicial de conforto.
"Nós criamos uma motocicleta que mistura o melhor dos modelos esportivos, touring e aventureiros, abrindo um segmento ainda não explorado por nós", afirma o chefe de design da divisão alemã de motos da BMW, Edgar Heinrich.
Além do assento baixo, a moto conta com visual bem parecido com o que já é aplicado pela marca em outros modelos. Essas características podem indicar que a 9cento não será apenas um conceito. Também pesa, para o lançamento em definitivo, a ausência de modelos da marca na faixa de cilindrada de 900 cilindradas.