O Gol Copa 1994 - Divulgação
O Gol Copa 1994Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Das várias paixões inquestionáveis do povo brasileiro, a maior e mais comentada, sem dúvida, é o futebol. Do extremo Sul ao extremo Norte, tem bola rolando em campos de várzea, ruas, terrenos, estádios e escolas. Mas, além do esporte de Pelé, Garrincha e Zico, o brasileiro também é aficionado por carro. Em anos de Copa do Mundo, vemos essas duas paixões se unirem em versões de automóveis alusivas à competição. Para celebrar a vigésima edição, que acontece na Rússia desde quinta-feira (vai até o próximo dia 15), a Hyundai, atual patrocinadora do torneio, lançou o HB20 Copa.

Se na atual edição apenas a fabricante coreana lançou um modelo comemorativo, várias montadoras como Volkswagen, Chevrolet e Fiat entravam no ritmo do esporte em outros anos da competição. Um exemplo foi o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, quando foram lançados o Gol Copa e o Chevrolet Monza Club. O modelo da Volkswagen, por exemplo, trazia detalhes exclusivos como adesivos, faróis de neblina e manopla de câmbio em formato de bola de futebol. E o melhor de tudo: fomos campeões. Deram sorte!

O proprietário de uma das raras unidades que sobreviveram bem a esses 24 anos, Otávio Knibel, de 22 anos, fala sobre a sensação de poder dirigir um carro que carrega tanta história. "Não tem emoção que descreva poder dirigir um carro que foi lançado antes mesmo do meu nascimento. Além disso, um carro pé-quente", comenta o estudante universitário.

Para ele, o modelo não perde para carro novo algum, e mantê-lo é quase uma obrigação. "Desde moleque, via meus tios cuidando dos automóveis deles e me imaginava com o meu próprio. Cuidar dele é como manter viva a história daquela conquista", comenta. Segundo Otávio, o lançamento deste ano pode dar sorte também para a seleção brasileira na Rússia.

História

O primeiro modelo feito especialmente para a competição foi o Gol Copa na Espanha de 1982. As três mil unidades receberam faróis auxiliares na dianteira, enquanto a traseira contava com faixa preta entre as lanternas. A tampa do porta-malas trazia o emblema "COPA", e o volante era o mesmo do Passat TS. Sorte nas vendas, azar no jogo: apesar dos bons números do carro, a seleção comandada por Telê foi eliminada antes das semifinais.

Veja a galeria com os principais lançamentos desde 1982:

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