Vendas de modelos elétricos e híbridos crescem. No mundo, segmento registra 1.1 milhão de unidades
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Vendas de modelos elétricos e híbridos crescem. No mundo, segmento registra 1.1 milhão de unidades divulgação
Por Lucas Cardoso

Veículos elétricos e híbridos estão em alta no país. Uma pesquisa recente da Agência Internacional de Energia mostra um cenário atual positivo e um futuro animador para essa tecnologia. De acordo com os dados, o número de modelos sem motores a combustão deve subir para mais de 13 milhões até o fim da década. Hoje, a frota é de 1,1 milhão. Em 2030, as vendas devem alcançar um crescimento anual de 24%. 

Essa impulsão só foi possível, em parte, graças à China, que registrou em 2017 um aumento de 72% nas vendas em comparação ao ano anterior. Seja por consciência ambiental ou por uma questão de saúde, o país asiático está mundialmente à frente em relação aos veículos elétricos, seguido por Estados Unidos, Noruega e outros países europeus. Os dados só mostram que os elétricos vieram para ficar.

O Brasil ainda está dando seus primeiros passos, mas registrou números até animadores em um cenário de crise econômica. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), os cinco primeiros meses de 2018 já superaram o total de vendas de 'veículos verdes' registrado em todo o ano de 2016 (1.090). Até o mês de maio, já foram para as ruas 1.562 modelos. O ritmo é 65% maior do que o registrado no mesmo período de 2017.

Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE, vê com otimismo o fechamento do ano e faz projeções para a próxima década. "Se seguirmos a tendência de vendas dos primeiros cinco meses, chegaremos a 5.438 VEs este ano. Isso significa quintuplicar as vendas em apenas três anos. Essa é uma tendência que veio para ficar, a exemplo do que já acontece em outros países. O mercado de veículos elétricos no Brasil está pronto para decolar. Se o governo der os incentivos corretos, o comprador e a indústria responderão de imediato", explica Ricardo.

Entrave

Segundo o CEO da Universidade Automotiva, Amos Lee, o problema do mercado de carros elétricos no país está justamente na falta de políticas públicas que incentivem a produção e compra dos modelos. "Se houvesse esforço por parte dos políticos no Brasil, esse tipo de automóvel já seria realidade. O preço dos modelos disponíveis por aqui afasta o público", comenta.

Para o especialista, tendo em vista a planta energética do país, os carros elétricos seriam a melhor opção para quem procura transporte urbano. "Além da economia gigantesca com combustíveis, seria incrível poder andar por uma cidade sem poluição sonora", explica.

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