CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Como vivemos num mundo onde a tecnologia está presente, a bateria é um componente central de diversos equipamentos que utilizamos em nossa rotina. Nos celulares e nos computadores, é comum que a bateria dure por toda a vida útil do aparelho. Mas você já se perguntou quanto tempo dura uma bateria de carro? Confira alguns esclarecimentos.

Como funcionam as baterias dos carros?

As baterias produzem uma corrente elétrica de alta voltagem que é usada para ligar o motor do veículo. Por isso, é importante saber quanto tempo dura uma bateria de carro, já que, sem ela, é impossível dar a partida no automóvel. Além disso, é a bateria que permite a utilização do rádio, o ar-condicionado automotivo e outros sistemas elétricos, mesmo quando o motor está desligado.

Que fatores influenciam na vida útil da bateria?

Muitos fatores influenciam no tempo de duração de uma bateria de carro. O primeiro deles é a distância que o veículo percorre nas vias. Quanto mais você utilizar o carro e seus recursos elétricos, mais rápido a bateria vai se desgastar. Às vezes, quando a bateria falha, fazemos a chamada 'chupeta' em outros carros, e isso também diminui sua vida útil. É importante lembrar que, mesmo em ótimas condições de uso, as baterias podem falhar. A vida útil delas costuma variar entre três e quatro anos, mas pode aumentar ou diminuir de acordo com os fatores citados anteriormente.

Há cuidados que podem prolongar o tempo de duração da bateria?

O tempo de duração pode cair muito se o dono do carro não tiver alguns cuidados fundamentais. Deixar as luzes ligadas enquanto o motor estiver desligado é um dos muitos cuidados. Um detalhe importante é não dar a partida quando os faróis estiverem ligados. Como a ignição precisa da carga utilizada pela bateria, isso pode diminuir sua vida útil. Carros parados na garagem também consomem bateria. Mesmo com o motor desligado, o automóvel possui alguns componentes que continuam consumindo energia, como alarmes e rastreadores.

Existem alguns sinais que mostram que sua bateria está fraca, como vidro elétrico lento para subir ou descer e vazamento de ácidos. Entretanto, muitas baterias não mostram falha, e acabam morrendo justo quando você mais precisa do veículo. Por isso, é fundamental manter a revisão em dia.

Quanto custa trocar a bateria?

Já sabemos quanto tempo dura uma bateria de carro, falta saber o preço de sua manutenção. Para realizar a troca, você vai gastar entre R$ 330 e R$ 620, já inclusos neste valor a remoção da velha bateria e a instalação da nova. É recomendado que você escolha uma bateria de alta qualidade, independentemente do preço, pois assim evita alguns pequenos problemas.

Com a bateria de melhor qualidade, você garante uma vida mais longa a ela, usufruindo de todos os recursos eletrônicos do carro sem se preocupar. É importante lembrar que é necessário fazer uma revisão na bateria e cabos periodicamente. Para evitar problemas, a troca da bateria do carro deve ser realizada por um mecânico. Só o profissional tem em mãos os equipamentos certos para fazer a medição de carga e ver se é necessário realizar a troca.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Esta página não faz parte do conteúdo jornalístico do jornal O Dia

Você pode gostar
Comentários