Dianteira manteve o mesmo design acertado da linha 2017, com faróis em LEDs e grade com hastes cromadas. A luz de neblina é halogena - Lucas Cardoso
Dianteira manteve o mesmo design acertado da linha 2017, com faróis em LEDs e grade com hastes cromadas. A luz de neblina é halogenaLucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - O Volkswagen Passat ficou mais barato e equipado na linha 2018. Considerado um carro de nicho, o modelo mudou pouco no visual, mas segue como uma das melhores opções quando se pensa na união entre conforto e desempenho. O topo da marca alemã está equipado com um motor 2.0 TSI e é vendido em versão única pelo preço de R$ 164 mil, cerca de R$ 13 mil a menos que o cobrado pela linha anterior.

Completo já de entrada, os únicos opcionais oferecidos para o modelo são o teto panorâmico (R$ 5.370) e a pintura metálica ou perolizada (R$ 2.500). Ambos os itens estavam presentes na versão Highline avaliada pelo DIA durante dez dias. No teste, foram percorridos mais de 450 quilômetros com o modelo de luxo da marca alemã.

Painel de instrumentos 100% digital funciona em paralelo à nova central multimídia de 9,2 polegadas. Interior mantém relógio analógico ao centro e design da linha 2017 - Lucas Cardoso

Por fora, o modelo não teve mudança em relação à linha anterior. O visual sóbrio e classudo característico da marca, permanece. No interior, as mudanças são pontuais, porém importantes para garantir o crescimento de vendas do modelo, que já ultrapassou o número de unidades vendidas em 2017. Nos sete primeiros meses deste ano, foram 887 unidades comercializadas, contra 545 no ano anterior.

Inovações por dentro

É claro que o valor menor influenciou no resultado, mas a outra novidade da linha 2018 do Passat também tem parte nisso. Trata-se da central multimídia com tela maior de 9,2 polegadas (eram oito na linha anterior), que pode ser controlada por gestos. Contudo, apesar de ser um algo mais, o sistema promete revolução, mas não entrega nada além de praticidade.

Console central passou por mudanças para se adequar ao tamanho da nova central multimídia de 9,2 polegadas - Lucas Cardoso

Funciona assim: basta fazer o gesto como se estivesse dando um 'tchauzinho' para trocar de músicas, telas e estações de rádio. Essas são as únicas ações interpretadas. Fora a mudança, o sistema mantém o bom espelhamento de smartphones da Apple e Android, além de HD interno de 60 GB, roteador de wi-fi e conexão de até dois aparelhos via bluetooth.

Ainda falando sobre o interior, que tem entre-eixos de 2,79m, o modelo traz bancos de couro com ajustes elétricos, apoio de braços na fileira traseira, ar-condicionado digital automático com três zonas, tampa do porta-malas com abertura por gesto (com o pé) e fechamento por botão e chave presencial. Esses são alguns dos itens de série disponíveis. O único porém fica por conta da falta de uma porta USB para os passageiros que sentam no banco de trás.

No quesito tecnologias embarcadas, o modelo mantém o bom nível com itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem de emergência (frontal e traseiro), controle de tração e estabilidade com bloqueio eletrônico de diferencial (XDS ), sensor de fadiga, seis airbags e pneus com sistema auto-selante, que tampa pequenos furos automaticamente, impedindo que eles esvaziem.

DIMENSÕES DO SEDÃ
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4,767 m comprimento 1,832 m
largura
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1,476 m
altura
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2,791 m
Entre-eixos
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Experiência ao volante
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Para entender se o Passat pode ou não desbancar seus concorrentes, o DIA rodou com o carro em percurso urbano. No trajeto, o desempenho do modelo foi o esperado para um carro alemão. Mas sem essa de ser apenas sóbrio. Equipado com o motor 2.0 TSI, o mesmo utilizado no Golf GTI, o modelo faz frente a todos seus concorrentes, além de ser econômico.
A eficiência é verificada nas retomadas, ultrapassagens e arrancadas realizadas sem o menor esforço. Na avaliação, o modelo teve um consumo médio de 9,9 km/l (gasolina) e precisou de apenas 6,9 segundos para superar a barreira dos 100 km/h. Nada mal para um carro executivo (Vide o reloginho no centro do painel).
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Dinamicamente, o trabalho do modelo é facilitado pelo câmbio DSG de dupla embreagem, que simula seis marchas em quatro modos de condução.
Dependendo do perfil selecionado o veículo ajusta o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares. O destaque vai para o modo Sport, que aumenta a relação das marchas e deixa o giro lá em cima, para garantir o torque máximo ao menor toque no pedal do acelerador. Outro ponto forte do modelo é o nível de isolamento interno e o trabalho da suspensão.
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Apesar de concorrer com o Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, o Passat tem condições de desbancá-los, pois tem tudo que eles oferecem a um preço menor.
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