Modelo pode ter três combinações de cores (teto, carroceria e coluna) - divulgação
Modelo pode ter três combinações de cores (teto, carroceria e coluna)divulgação
Por O Dia

Rio - Em permanente aquecimento, o segmento dos SUVs ganhou mais um integrante na terça-feira. Trata-se do Citroën C4 Cactus, que tem visual inovador, três opções de motores (um turbo e dois aspirados) e seis versões disponíveis. Com preços a partir de R$ 68.990, o modelo deve ter Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Ford EcoSport e Hyundai Creta como concorrentes diretos.

Há quase cinco anos, o hatch compacto C3 da marca impressionava pelos avanços da nova geração, principalmente na questão visual. Desde então, nenhuma novidade da marca havia sido anunciada por aqui. Diante disso, o Cactus representa essa quebra com o ostracismo da marca. Já disponível em pré-venda, o modelo deve ser entregue para os primeiros proprietários em outubro.

Rodas de 17 polegadas são diferencial das versões mais caras - O DIA

Um dos maiores diferenciais do modelo é o seu design marcante e ousado. A marca francesa abusou das linhas arredondadas no modelo. Principalmente na parte externa do carro. Na dianteira, iluminação em três porções. A primeira e mais alta é onde fica a luz de posição diurna. A segunda, maior e mais abaixo, acomoda os faróis. Por último, posicionada no para-choque, está a luz de neblina.

POR MAIS SEGURANÇA

Para ampliar a segurança e evitar reparos mais caros, o Cactus traz revestimentos de borracha na parte inferior das duas portas. Chamadas de airbumps, as bolsas funcionam como proteção para evitar riscos em vagas apertadas. Tudo se integra aos revestimentos em plástico fosco em toda a extensão do carro. Os vidros são elétricos do tipo tradicional.

TRASEIRA DISCRETA

Apesar de conter vincos no para-choque, a traseira é a porção mais sóbria do carro. As lanternas do tipo tridimensional em LEDs avançam da traseira para a lateral do carro e também invadem a tampa do porta-malas. Há, também, um aerofólio integrado ao teto do carro.

A missão é difícil. Mas o SUV da Citroën promete variedade para vencer a concorrência. São três opções de conjuntos mecânicos: 1.6 aspirado de 122 cavalos, (sempre combinado a um câmbio manual de cinco marchas), 1.6 aspirado de 118 cavalos e 1.6 turbo, que rende 173 cavalos. Estes últimos, apenas podem ser adquiridos com a transmissão automática.

DIMENÕES E INTERIOR
Publicidade
O Cactus mede 4,17m de comprimento, 1,5m de altura, e 1,71m de largura. Medidas pequenas se comparadas às concorrentes (HR-V, Kicks, Creta e Renegade). Seu entre-eixo é de 2,60m. Praticamente o mesmo dos rivais. A capacidade só é ruim no bagageiro. O compartimento tem apenas 320 litros, enquanto a maioria dos concorrentes supera esse número em quase 100 litros. Só vence do Renegade.
Com ângulos de entrada e saída de 22° e 32°, respectivamente, o Citroën C4 Cactus tem altura livre do solo de 22,5cm e calibração para enfrentar as nossas vias esburacadas. Para essas situações, o modelo traz o sistema Grip Control, um controle com modos de condução em terrenos de baixa aderência. O modelo tem central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play, painel de instrumentos digital, ar-condicionado automático, bancos de couro e rodas de liga leve 17 polegadas. Um dos diferenciais do modelo é a oferta de itens de segurança. Há versões com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de saída de faixa, sistema de frenagem autônoma, alerta de colisão (frontal e traseiro) e retrovisor eletrocrômico.
Publicidade
 
PREÇOS E VERSÕES
Publicidade
C4 Cactus Live (M)
R$ 68.990
Publicidade
C4 Cactus Feel 1.6 (M)
R$ 73.490
Publicidade
C4 Cactus Feel 1.6 (A)
R$ 79.990
Publicidade
C4 Cactus Feel Pack 1.6 (A)
R$ 84.990
Publicidade
C4 Cactus Shine 1.6 THP (A)
R$ 94.990
Publicidade
C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP (A)
R$ 98.990
Você pode gostar
Comentários