Rio - Em permanente aquecimento, o segmento dos SUVs ganhou mais um integrante na terça-feira. Trata-se do Citroën C4 Cactus, que tem visual inovador, três opções de motores (um turbo e dois aspirados) e seis versões disponíveis. Com preços a partir de R$ 68.990, o modelo deve ter Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Ford EcoSport e Hyundai Creta como concorrentes diretos.
Há quase cinco anos, o hatch compacto C3 da marca impressionava pelos avanços da nova geração, principalmente na questão visual. Desde então, nenhuma novidade da marca havia sido anunciada por aqui. Diante disso, o Cactus representa essa quebra com o ostracismo da marca. Já disponível em pré-venda, o modelo deve ser entregue para os primeiros proprietários em outubro.
Um dos maiores diferenciais do modelo é o seu design marcante e ousado. A marca francesa abusou das linhas arredondadas no modelo. Principalmente na parte externa do carro. Na dianteira, iluminação em três porções. A primeira e mais alta é onde fica a luz de posição diurna. A segunda, maior e mais abaixo, acomoda os faróis. Por último, posicionada no para-choque, está a luz de neblina.
POR MAIS SEGURANÇA
Para ampliar a segurança e evitar reparos mais caros, o Cactus traz revestimentos de borracha na parte inferior das duas portas. Chamadas de airbumps, as bolsas funcionam como proteção para evitar riscos em vagas apertadas. Tudo se integra aos revestimentos em plástico fosco em toda a extensão do carro. Os vidros são elétricos do tipo tradicional.
TRASEIRA DISCRETA
Apesar de conter vincos no para-choque, a traseira é a porção mais sóbria do carro. As lanternas do tipo tridimensional em LEDs avançam da traseira para a lateral do carro e também invadem a tampa do porta-malas. Há, também, um aerofólio integrado ao teto do carro.
A missão é difícil. Mas o SUV da Citroën promete variedade para vencer a concorrência. São três opções de conjuntos mecânicos: 1.6 aspirado de 122 cavalos, (sempre combinado a um câmbio manual de cinco marchas), 1.6 aspirado de 118 cavalos e 1.6 turbo, que rende 173 cavalos. Estes últimos, apenas podem ser adquiridos com a transmissão automática.