Modelo será vendido pela internet a partir de outubro - fotos Divulgação
Modelo será vendido pela internet a partir de outubrofotos Divulgação
Por O Dia

Tradicional fabricante de motonetas italiana, a Vespa deu o primeiro passo para o futuro eletrificado. Na segunda-feira, a marca começou a produzir seu primeiro modelo 100% elétrico. Chamada de Elettrica, o modelo tem autonomia estimada em 100 quilômetros e custa 6.480 euros (cerca de R$ 31 mil).

Apresentada como protótipo no Salão de Milão de 2017, a moto mistura o visual clássico das primeiras Vespa ao motor elétrico. O propulsor tem potência de 4 kW, equivalente a 2,7 cavalos de potência. As baterias são de íons de lítio. Além do modelo puramente elétrico, a marca também venderá uma versão com autonomia de 200 quilômetros. Porém, essa versão conta com o suporte de um motor a combustão como gerador. O carregamento total pode ser feito em cerca de quatro horas.

COMUNICAÇÃO COM A MÁQUINA

A moto elétrica inova ao oferecer um sistema de intercomunicação entre veículos e pessoas. Em outras palavras, a nova Vespa contará com uma inteligência artificial desenvolvida para ampliar a segurança e facilitar a locomoção em centros urbanos.

A Vespa Elettrica conta com acabamentos, carenagens e espelhos cromados. As rodas de liga leve na cor grafite acompanham a proposta. Ambas possuem detalhes azuis, assim como as costuras do banco e detalhes da própria carenagem. Farol e lanterna são de LEDs.

Outro ponto alto do modelo é o painel de instrumentos 100% digital. O equipamento traz uma tela de 4,3 polegadas e permite conexão com celulares via Bluetooth. Assim como os multimídias de carros, o sistema permite ao condutor enviar e receber mensagens, acessar músicas e manusear o GPS.

Segundo a marca, o lançamento terá dois modos de condução, ECO (com velocidade máxima limitada a 30 km/h) e Power (sem limitação). Há, ainda, um configuração chamada de Reverse, que promete facilitar as manobras na hora de estacionar.

Criada em 1946, quando foi lançado o primeiro modelo do grupo italiano Piaggio, responsável pelas Vespas, o atual momento é o melhor para a montadora. Foram mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos somente na última década.

No primeiro semestre, a Vespa fechou com crescimento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No mercado europeu, os primeiros exemplares devem ser entregues em outubro. Ainda não há previsão de o modelo chegar ao Brasil.

Você pode gostar
Comentários