Peça tem papel importante contra emissão de poluentes por carros

Especialista alerta para os cuidados necessários para evitar o mau funcionamento do catalisador

Por O Dia

Catalisador reduz a emissão de poluentes do sistema de exaustão em 98% -

Rio - A poluição do ar causa sete milhões de mortes a cada ano, segundo dados de um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). A estimativa do órgão é que nove em cada dez pessoas são expostas a altos níveis de poluentes. Nas grandes cidades, o problema é intensificado nos meses de outono e de inverno, devido aos dias mais secos e consequente dificuldade para a dispersão de gases nocivos à saúde. De acordo com a Umicore, empresa especialista em tecnologias contra emissões, o catalisador automotivo é um forte aliado contra a poluição do ar nesta época do ano.

“O componente transforma, por meio de reações químicas, até 98% dos poluentes provenientes da combustão veicular, como o HC (hidrocarbonetos), o CO (monóxido de carbono) e o Nox (óxidos de nitrogênio) em substâncias inofensivas à saúde humana e à qualidade do ar, como vapor d´água, gás carbônico e nitrogênio”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Entretanto, o profissional alerta para a necessidade de realizar as revisões e manutenção do carro no período correto, segundo determina o fabricante. “Com atitudes simples, como se atentar à qualidade do combustível, realizar a troca de óleo dentro do prazo e inspecionar as velas de ignição, é possível assegurar que, durante a vida útil da peça, que varia entre 10 e 15 anos, cerca de uma tonelada de material poluente chegue até o ambiente”, destaca Zoca.

Cuidados

Outra dica do profissional é checar sempre a procedência da peça, sendo necessária uma especial atenção para catalisadores recondicionados, normalmente reaproveitados ou mesmo desgastados. “Por isso, é importante verificar se o componente possui  o selo do Inmetro estampado, o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada”, finaliza o executivo.

Galeria de Fotos

Catalisador reduz a emissão de poluentes do sistema de exaustão em 98% fotos Divulgação
Feita de aço, a peça faz parte do sistema de exaustão do automóvel Divulgação

Últimas de Automania