Jeep Compass Limited 
4x4 Diesel - fotos Lucas Cardoso
Jeep Compass Limited 4x4 Dieselfotos Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - O segmento dos utilitários esportivos, também conhecidos como SUV, segue em alta. Espaço interno amplo, posição elevada ao dirigir e imponência tornam essa carroceria a 'menina dos olhos' dos consumidores. Há cerca de dois anos, a Jeep fez a sua segunda aposta para alavancar as vendas ao lançar o Compass. De lá para cá, o modelo ganhou seu espaço. Hoje, já lidera as vendas entre os SUVs, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para entender o sucesso do utilitário esportivo e da marca, o DIA avaliou a versão Limited 2.0 Diesel 4×4 AT9 2018, que custa a partir de R$ 160.990. Se equipada com todos os opcionais disponíveis, pode superar a casa dos R$ 190 mil.

Destinada aos consumidores mais aventureiros, porém nem tanto, a versão 4x4 mistura refinamento e robustez. Dianteira, lateral e traseira trazem apliques cromados ao mesmo tempo que oferecem partes dos para-choques e toda extensão do carro em preto fosco. Outro escolha que reforça a proposta de atender a dois mundos (urbano e off-road) é o conjunto de rodas aro 19 de acabamento diamantado e pneus de perfil baixo da versão avaliada.

Jeep Compass Limited 4x4 Diesel - Lucas Cardoso

Comodidade

Entrar no modelo é tarefa fácil graças ao sistema de chave presencial. Basta tocar a maçaneta para o carro desbloquear e permitir o acesso. O mesmo vale na hora de dar a partida, com acionamento por botão. O interior utiliza bons materiais sempre em dois tons: preto e caramelo. Bancos são em couro. Para o motorista, contam com ajustes elétricos. Na versão avaliada, inclusive, há como configurar apoio lombar.

Foram cerca de 250 quilômetros com a versão, que é equipada com motor 2.0 turbo a diesel capaz de gerar 170 cavalos de potência e torque máximo de 35,7 quilos. No trajeto, o modelo não perdeu o fôlego em nenhum momento. Saídas em rampas, ultrapassagens e retomadas não foram problema. O propulsor está combinado a um câmbio automático de nove marchas, com opção de trocas simuladas pela manopla ou por aletas atrás do volante.

Jeep Compass Limited 4x4 Diesel - Divulgação

Direção Leve

A direção elétrica leve ajuda nas manobras. Isso facilita principalmente em vagas apertadas. Mas em altas velocidades, o veículo poderia ser mais firme. No quesito consumo de combustível, o conjunto rendeu uma média de 10 quilômetros por litro.

Apesar de não ter sido testado nos ambientes de maior exigência, alguns pavimentos forçaram o sistema de suspensão de igual maneira. Nessas condições mais severas, o balanço é sentido no interior da cabine. Mas nada que incomode. Além disso, o bom isolamento acústico é louvável. Mesmo com a turbina do propulsor girando alto, o barulho não incomoda.

Modelo já vendeu quase 40 mil unidades em 2018
Publicidade
O Jeep Compass teve o seu melhor resultado em vendas nos oito primeiros meses do ano. Em agosto, o modelo está na liderança entre os SUVs e é o 9º colocado no ranking geral, com mais de 39 mil unidades emplacadas. Os dados da Fenabrave revelam que o modelo superou o Honda HR-V, que esteve à frente por quase dois anos no segmento.
Além do Compass, a marca que fabrica carros desde a década de 1940, também detém a 3ª colocação do ranking entre os SUVs, com o Renegade. O modelo menor conta com mais de 29 mil carros emplacados.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários