Os óleos minerais, semissintéticos e sintéticos, que é o tipo mais usado hoje, podem ter prazos diferentes de reparo por conta de suas características
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Os óleos minerais, semissintéticos e sintéticos, que é o tipo mais usado hoje, podem ter prazos diferentes de reparo por conta de suas características reprodução
Por Lucas Cardoso

Rio - A lubrificação existe para que todas as partes mecânicas do motor funcionem com nenhum ou o mínimo de atrito. Itens como pino, biela, casquilhos e virabrequim dependem desse sistema para funcionar em sintonia. Contudo, muitas vezes o fluido é negligenciado pelos proprietários. Por isso, o MEIA HORA conversou com especialistas e separou dicas para aumentar a longevidade do motor.

"O lubrificante é, para o carro, o mesmo que o sangue é para o corpo. É vital. Sem ele, as partes mecânicas do carro, principalmente as que ficam no motor, não funcionariam", comenta Norma Souza, consultora da Plural. Segundo a especialista, o motorista deve ficar atento aos prazos de trocas determinados pelo fabricante no manual. "Se a troca exceder as datas definidas pelas montadoras, o carro pode ter problemas sérios. Alguns deles podem acarretar em custos altíssimos, como é no caso do motor fundido", afirma.

Manutenção do carro

Além do sistema de lubrificação, o motor depende da manutenção preventiva do carro. "Pneus carecas, direção desalinhada ou desbalanceada, por exemplo, podem afetar negativamente a eficiência de um propulsor", explica.

Para Leonardo Garcia, dono da BoxTruck, loja especializada em lubrificantes e serviços para caminhões, o proprietário do automóvel deve ter cuidado na hora de escolher um óleo. "Geralmente, a montadora determina qual é a marca indicada para determinado modelo. Mas se o dono for comprar um óleo de uma marca diferente da indicada no manual, ele deve, ao menos, respeitar o nível de viscosidade e o pacote de aditivos determinado. Essas informações ficam na embalagem do lubrificante", explica. Outra dica importante na hora da substituição do líquido é trocar o filtro junto. "Fazer um (trocar o óleo) sem fazer o outro (trocar o filtro) é como tomar banho e usar a mesma roupa", compara.

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