Civic foi preparado para participar de provas de Rally profissional - Divulgação
Civic foi preparado para participar de provas de Rally profissionalDivulgação
Por O Dia

Rio - Um carro com potência extrema e ao mesmo tempo econômico parece algo impossível. Mas não é. Estudantes de uma universidade dos estados unidos conseguiram essa proeza ao modificar um Honda Civic em um trabalho que merece nota dez de qualquer professor. Chamado de Deep Orange 9, o modelo possui dois motores (um elétrico e um a combustão) capazes de gerar 600 cavalos de força e alcançar os 100 km/h em assustadores dois segundos.

Baseado no sedã Civic, o projeto de um grupo de 19 estudantes do Centro Internacional de Pesquisa Automotiva na Universidade de Clemson, na Carolina do Sul, combina um motor a gasolina de 2.0 Supercharged de quatro cilindros de 400 cavalos traseiro, com um motor elétrico de 200 cavalos. Este último, instalado diretamente no eixo dianteiro para dividir a força. 

Segundo os estudantes, graças às mudanças a economia gerada pela instalação do propulsor elétrico beira os 30%. Além da eficiência energética, o modelo, que foi projetado para competir na categoria de Rallycross, é mais rápido que muitos superesportivos populares equipados com seus enormes motores V8, V10 e, até, V12. Aliás, o Civic preparado só é 0,1 segundo mais lento que o Tesla Roadster no zero a 100 km/h.

-

Para adaptar a dirigibilidade do Civic a proposta de competição Off-roado, o modelo foi equipado com tração integral, suspensão semi-ativa, que é normalmente utilizada em carros de Rally, e eixo traseiro ativo. O mecanismo permite um leve esterçamento das rodas traseiras, acompanhando o movimento do eixo dianteiro, o que facilita na hora da curva.

Além disso, para aproveitar toda essa força despejada nas rodas, há um sistema de frenagem regenerativa que aproveita a energia gerada dos freios para reabastecer as baterias.

Você pode gostar