Ka Sedan está maduro para brigar no segmento

Linha 2019 ganhou motor mais potente e transmissão automática de verdade

Por Lucas Cardoso

Ka sedan 2019
Ka sedan 2019 -

Rio - A linha 2019 do Ford Ka Sedan apresenta atrativos para o consumidor. Pela primeira vez, passou a oferecer a opção do câmbio automático. Itens de segurança e de tecnologia também ampliaram os atrativos do modelo. Em pouco mais de dois meses no mercado, a versão automática corresponde a mais de 25% das vendas do sedã e mostra o apetite crescente do mercado por esse 'conforto'. No embalo desses modelos sem pedal de embreagem, o DIA conviveu uma semana com a versão Titanium do Ka Sedan, que custa R$ 70 mil.

A transmissão do tipo conversor de torque da linha 2019 do Ka Sedan, mesma utilizada no EcoSport, tem seis velocidades e casa bem bem com o motor 1.5. Ou seja, nada de solavancos ou engasgos nas mudanças. O propulsor é outra novidade. Com tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Ti-VCT), ele gera 136 cavalos de força e 16,1 quilos de torque máximo. Números suficientes para garantir acelerações vigorosas quando necessário.

Para-choque traseiro da linha 2019 ganhou spoiler na parte inferior - Lucas Cardoso

Apesar do motor forte, o modelo não é beberrão. Foram cerca de 300 quilômetros rodados no etanol em percurso 100% urbano, com médias de 7,1 km/ l. Bom resultado para um modelo com mais de uma tonelada.

Também agrada a boa calibração da direção elétrica, que transita bem entre leveza em manobras de estacionamento e rigidez em alta velocidade. O acerto de suspensão é firme, mas poderia filtrar melhor algumas imperfeições do solo. Passar por buracos ou valetas forçam reduções para evitar o balanço exagerado no interior da cabine. Por outro lado, é de se louvar o trabalho de isolamento acústico do Ka Sedan. Ao fechar os vidros, mesmo em giros mais altos, o som do motor não incomoda quem viaja no carro.

ACABAMENTOS

O acabamento no interior do modelo é bem feito. Ou seja, nada de rebarbas ou parafusos visíveis. O couto sintético nos bancos é um diferencial da versão topo de linha. Também há duas portas USB posicionadas à frente do câmbio. As entradas ficam pouco abaixo de um porta-objetos perfeito para acomodar celulares. Outros porta trecos estão dispostos na cabine e são funcionais.

No quesito espaço interno, contudo, cinco adultos passarão um pouco de sufoco em viagens mais longas. Com um duto central razoavelmente elevado na segunda fileira, quem senta no meio precisará contar com a compreensão dos outros passageiros para acomodar os pés. Além disso, quando o assunto é porta-malas, o modelo também não é um exemplo.

Com 445 litros, o compartimento acomoda menos bagagens que seus principais concorrentes: Volkswagen Virtus (521l), Chevrolet Cobalt (536l) e Fiat Cronos (526l). Para amenizar a dimensão pequena, o Ka Sedan é o único sedã compacto a sair de fábrica com dobradiças pantográficas. Além de mais práticas, não tomam espaço na mala.

O multimídia de 6,5 polegadas flutuante é compatível com Android Auto e Apple Car Play. O câmbio automático só possui função 'manual' por botões na lateral da manopla - Lucas Cardoso

MULTIMÍDIA

A central com tela touch de 6,5 e sistema SYNC 3 é a melhor opção entre os concorrentes. Rápido, prático e funcional, o equipamento oferece boa conexão com smartphones e navegação simplificada pelos menus.

EMPLACAMENTOS

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo já é o vice líder da categoria, com 27 mil unidades emplacadas de janeiro a setembro deste ano. O resultado é superior ao registrado em todo o ano passado, quando o modelo terminou em quinto lugar no segmento.

SEGURANÇA APRIMORADA

Com reforços estruturais e de equipamentos, o Ka Sedan ficou mais seguro. Agora, o modelo recebeu três estrelas para adultos e quatro para crianças em avaliação de colisão da Latin NCAP. Na linha 2017, o modelo recebeu nota zero para os dois perfis. Como os testes foram feitos com o modelo de entrada, equipado apenas com dois airbags, versões mais completas, como a avaliada (Titanium), teria nota maior, já que possui seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

O novo Ka Sedan tem encosto de cabeça para todos e cinto de três pontos, controle eletrônico de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Também há controle de velocidade de cruzeiro, que possibilita a limitação da velocidade máxima no carro.

Galeria de Fotos

Destoa no modelo o fato dele só ter a opção de mudanças manuais pelos incômodos botôes na lateral da manopla Lucas Cardoso
Painel de instrumentos tem computador de bordo posicionado ao centro, na base do mostrador de velocidade. Partida por botão também é destaque da versão Lucas Cardoso
Volante multifuncional é prático e reúne todos os comandos necessários para a navegação Lucas Cardoso
O multimídia de 6,5 polegadas flutuante é compatível com Android Auto e Apple Car Play. O câmbio automático só possui função 'manual' por botões na lateral da manopla Lucas Cardoso
Para-choque traseiro da linha 2019 ganhou spoiler na parte inferior fotos Lucas Cardoso
Versão topo de linha, a Titanium, é vendida por R$ 70,990 Lucas Cardoso
Rodas de liga leve aro 15 são de série na versão topo Lucas Cardoso
Dianteira teve o para-choque redesenhado na nova linha. Além disso, emblema da marca fica posicionado fora da grade central Lucas Cardoso
Ka sedan 2019 fotos Lucas Cardoso

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