Peugeot 5008 tem espaço para a família toda

SUV de sete lugares repete acertos de design e tecnologia do 3008

Por Lucas Cardoso

Modelo conta com rodas de 19 polegadas. Conjunto tem acabamento diamantado
Modelo conta com rodas de 19 polegadas. Conjunto tem acabamento diamantado -

Rio - O Peugeot 5008 pode ser considerado uma versão alongada do irmão menor, o 3008. Com espaço interno maior graças aos 20 centímetros a mais de comprimento, o modelo leva até sete passageiros e conta com ótimo nível de equipamentos. O SUV é vendido em duas versões e tem preços que variam de R$ 175 mil a R$ 181 mil na versão topo de linha (Griffe Pack). Foi a versão mais completa do SUV que o DIA pôde avaliar durante uma semana.

No quesito design, a ex-minivan e agora SUV mantém os mesmos acertos do 3008. A dianteira permanece com linhas agressivas e cheias de curvas do modelo menor. Também há o mesmo conjunto óptico com iluminação totalmente em LEDs e faróis de neblina. Vale destacar a grade dianteira com elementos cromados flutuantes, que simulam um efeito 3D. Mas é a partir da coluna 'B' que o 5008 mostra seus predicados de carro para famílias grandes. A plataforma alongada deixou o modelo maior quando visto de lado. Tanto no comprimento (4,641 m) quanto na medida de entre-eixos (2,84 m). Ajustes foram necessários para acomodar os assentos extras no fim do carro e para aumentar o tamanho das portas.

O padrão de qualidade visto nos novos modelos da Peugeot atuais continua fazendo a diferença. O interior traz ótimo nível de acabamentos, com materiais de luxo e até tecido incorporado ao painel. Black piano, couro e revestimentos metalizados também estão presentes. Tudo com encaixes e sem rebarbas. O volante de menor porte tem controles do multimídia e bases retas. A pegada é estranha num primeiro momento por conta do seu tamanho, mas logo se acostuma.

O painel de instrumentos com tela colorida impressiona pela qualidade e capacidade de configuração. O equipamento fica posicionado acima do volante e permite a visão completa e sem esforço. A central multimídia de oito polegadas compatível com smartphones Android e iOS é rápida e tem comandos de fácil utilização. O equipamento só fica devendo um sistema de navegação independente.

espaço de sobra

Para quem viaja atrás, o SUV de grande porte garante espaço e conforto de sobra. São 2,84 metros de entre-eixos e um assoalho totalmente plano. Há também mimos como mesinhas dos bancos traseiros, persianas nas janelas e porta objetos. Além disso, o veículo tem saídas de ar-condicionado com opção de regulagem de intensidade e tomada de 12 voltz para quem senta na segunda fileira.

Contudo, a terceira fileira de assentos, apesar de ter fácil acesso, só acomoda de maneira aceitável dois adultos com até 1,70m. A partir dessa altura, fica difícil ter algum conforto, já que não há espaço suficiente para os pés. Principalmente em viagens mais longas. Os assentos contam com dois porta-copos.

Ainda no interior, o teto solar panorâmico que se estende até a segunda fileira de bancos garante mais iluminação para o interior do carro e amplia a sensação de cabine ampla. Também impressiona o sistema de iluminação com LEDs azuis instalado nas portas, painel, teto e até nos pedais. O porta-malas tem capacidade de até 2.150 litros.

FAMILIAR COM ARRANCADA

Foi possível conciliar a proposta de carro familiar e espaçoso com um modelo dinâmico para guiar. Equipado com o conhecido 1.6 THP de 165 cavalos, o SUV grandalhão não fez feio em arrancadas, saídas e ultrapassagens. O câmbio automático de seis velocidades com respostas rápidas e sem trancos colaborou para o desempenho mais dinâmico. O sistema também permite mudanças no modo 'semi-manual' por aletas instaladas atrás do volante.

Outro destaque do 5008 é o trabalho do conjunto de suspensão. Bem calibrado, o sistema praticamente não transmite as imperfeições do solo para o interior da cabine. Também se favorece nesse quesito a acústica do SUV. Mesmo em terrenos mais acidentados e áreas com grande tráfego, onde o barulho é quase sempre ensurdecedor, o isolamento se mostrou impecável.

O consumo de combustível médio de 10,5 km/l no trecho de pouco mais de 300 quilômetros em percurso urbano foi bom para um modelo com peso perto da 1,5 tonelada.

Tecnologias

Piloto automático inteligente: sistema controla a velocidade e a distância em relação ao veículo da frente para evitar colisões.

Leitor de placas: com o auxílio de uma câmera no para-brisa virada para a rua, o sistema reconhece as placas de velocidade e informa no painel o limite da via.

Frenagem de automática: identifica obstáculos não vistos pelo motorista e é capaz de intervir alertando. E, em último caso, freando o carro de maneira independente.

Alerta de ponto cego e permanência em faixa: O sistema é capaz de emitir sons e alertas no painel quando o motorista muda de faixa sem sinalizar ou quando há um carro fora do campo de visão.

Galeria de Fotos

Interior tem ergonomia padrão e atrativa da Peugeot. Comandos são dispostos para ficar sempre acessíveis ao motorista Lucas Cardoso
Janelas traseiras contam com persianas. Mimo é exclusividade do modelo francês Lucas Cardoso
Modelo conta com rodas de 19 polegadas. Conjunto tem acabamento diamantado Lucas Cardoso
Modelo registrou consumo médio de 10,5 km/l (gasolina). Resultado foi bom para um SUVcom quase 1,5 tonelada fotos Lucas Cardoso
Traseira se assemelha ao visto no 3008, mas tem linhas mais verticais para acomodar os assentos da terceira fileira Lucas Cardoso
Dianteira tem visual agressivo e diferente Lucas Cardoso
Saída do ar-condicionado na segunda fileira só tem ajuste de pressão e direção do vento, por isso não configura uma terceira zona Lucas Cardoso
Teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço interno amplo e garante mais iluminação para a cabine Lucas Cardoso
Faróis em LED tem desenho agressivo. Graças aos bancos corrediços, acesso à terceira fileira é facilitado Lucas Cardoso
A central multimídia de oito polegadas é prática de usar e conta com conexão para smartphones Lucas Cardoso
Volante em couro de tamanho pequeno tem apelo esportivo. Aletas maiores posicionadas atrás do volante facilitam a troca de marchas Lucas Cardoso

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