Aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema operacional Android ou iOS
 - fotos Divulgação
Aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema operacional Android ou iOS fotos Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Encontrar um mecânico de confiança não é tarefa fácil. Não são raros os relatos de motoristas que tiveram seus carros mau reparados ou com orçamentos fora da realidade. Mas existem aplicativos de celular que funcionam como uma espécie de mecânico virtual, reduzindo esses riscos.

Um deles é o Engie. "O sistema surgiu a partir de uma necessidade dos motoristas que se sentem desamparados quando vão ao mecânico. Para enfrentar esse problema, desenvolvemos uma solução de carro conectado", explica Rodrigo Berger, diretor de novos negócios da empresa.

Segundo o executivo, a proposta do sistema é oferecer diagnósticos e dados em tempo real sobre o funcionamento do carro. Também é possível prever defeitos mecânicos ou elétricos. E ainda sugerir profissionais capacitados para qualquer tipo de reparo. Além disso, o sistema também permite contato e pode apresentar orçamentos com esses profissionais, que são avaliados e indicados de acordo com a localização feita com o auxílio do GPS.

Para ter acesso ao mecânico virtual, o interessado precisa instalar o aplicativo no celular (Android ou iOS) e solicitar um dispositivo, instalado na porta OBDII do carro. Contudo, apesar de não ter cobrança de mensalidade para o serviço, essa peça tem um custo de R$ 99 e R$ 135. No caso do usuário Thiago Calazans, de 30 anos, que já usa o equipamento há três meses, o investimento valeu a pena. "Antes, precisei procurar a oficina por um problema simples no radiador que se transformou num reparo caríssimo", relembra.

Você pode gostar