Rio - A Ford apresentou, na última terça-feira, a linha 2019 do Fusion. Com mudanças estéticas superficiais na dianteira e traseira, o modelo chega em três versões: a de entrada SEL (que custa R$ 149 mil), a Titanium AWD (com valor sugerido de R$ 179 mil) e a Titanium Hybrid (que sairá da concessionária por R$ 182.990). Importado do México, o sedã vem com o que será o seu visual derradeiro antes do fim de sua produção.
No ano passado, a Ford antecipou seus objetivos para os próximos anos. Mas nenhum deles envolve a produção ou desenvolvimento de novos sedãs e hatchs. Apenas SUVs e picapes estão nos planos da marca. Vale destacar que o Focus, em suas duas carrocerias, já teve seu fim decretado para maio deste ano.
O novo Fusion traz para-choques redesenhados e com novos apliques cromados. Nas versões mais caras (Titanium AWD e Hybrid), a grade também utiliza o material metálico. As rodas de 18 polegadas também têm design diferente da linha anterior.
Outra mudança está na adoção de LED para os faróis de neblina das versões mais caras e na inclusão do teto solar entre os itens de série. Atrás, as novidades são ainda mais sutis e se resumem a um novo posicionamento de defletores no para-choque e ao fim de um friso, que unia as duas lanternas.
Duas opções de motor
O Fusion SEL e o Titanium AWD utilizam o motor 2.0 EcoBoost turbo capaz de gerar 248 cavalos de potência e torque de 38 quilos, além de câmbio automático com aletas atrás do volante. No caso da configuração híbrida, são dois motores: um a combustão e outro elétrico, que rendem uma força de 190 cavalos.
Todas as opções do sedã na nova linha contam com ótimo nível de segurança. São oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos) e cintos infláveis, que reduzem o atrito do item em situações de batidas. Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de chamada de emergência completam a lista de itens.
No interior, o modelo traz o que há de mais moderno na Ford. A central multimídia Sync 3 tem tela de oito polegadas sensível ao toque, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos e freio de estacionamento eletrônico. A chave é do tipo presencial, que permite acesso, partida por botão e até o ligamento e desligamento do motor.