Visual interno recebeu acabamentos em black piano no console e metálico nas maçanetas e som
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Visual interno recebeu acabamentos em black piano no console e metálico nas maçanetas e som Divulgação
Por Lucas Cardoso

Houve um tempo em que o Honda HR-V nadava sozinho num mar calmo e sem ondas. Essa época, contudo, acabou. Nos últimos anos, o SUV japonês mudou pouco e viu o número concorrentes crescer e tomar boa parte de suas vendas. Mas essa história pode estar prestes a mudar, já que o modelo nipônico promete ganhar uma versão turbo, com o motor 1.5 emprestado do Civic Touring. Mas, enquanto a versão nova não chega, a opção do SUV com mais predicados para atrair os consumidores desse segmento é a EXL, que custa R$ 108.500 e passou por leve reestilização no fim do ano passado.

Foi com essa configuração, mais equipada e cara que, durante uma semana, rodamos por pouco mais de 250 quilômetros. Já no primeiro contato com a linha 2019 do SUV percebemos o quão sutis foram as mudanças de design. Aliás, para a maioria dos motoristas elas passariam despercebidas, não fosse ao aplique cromado bem mais chamativo na grade frontal e aos faróis com luz diurna de LED integrados. A outra mudança da nova linha está no para-choque redesenhado e nas novas áreas destinadas aos faróis de neblina, agora redondos. Na porção traseira, lanternas escurecidas de LED passam a ser de série. 

Por dentro, a classe e o refinamento já conhecidos do SUV ficaram ainda mais acentuados graças à adoção de acabamentos em black piano no console central. Para o guiar mais confortável, o modelo ganhou nova padronagem dos bancos, com mais apoio para as costas e pernas. Também colabora para a ergonomia o volante com ajuste de altura e profundidade. As mudanças deixam o carro ainda mais na mão. Pena a versão EXL não trazer ajustes elétricos para o banco do motorista.

Dentro da cabine, a nova central multimídia de sete polegadas traz praticidade e funções como navegação GPS e espelhamento via Android Auto e Apple Car Play. A câmera de ré tem alertas visuais de proximidade, mas peca pela falta de avisos sonoros. Além disso, o SUV japonês fica devendo um painel de instrumentos mais tecnológico e refinado. O conjunto atual segue combinando dois mostradores analógicos (velocímetro e tacômetro) a uma pequena tela digital, que permite a mudança de parâmetros pelo antigo sistema de 'pininho'. 

Desempenho

Equipado com o mesmo motor 1.8 das linhas anteriores capaz de render 140 cavalos e 17,3 quilos de torque, o SUV mantém o bom desempenho. Durante a avaliação, o modelo mostrou força na medida para fazer ultrapassagens e ladeiras íngremes sem que o giro do motor subisse de maneira exagerada. O que mudou foi o comportamento da transmissão CVT, que simula sete velocidades. Graças a uma nova programação, o câmbio ficou mais rápido e deixou de lado o incomodo delay entre o ato de pisar no acelerador e a resposta do carro. O ajuste também interferiu positivamente no consumo: 11,2 km/l. Na versão EXL, o motorista também pode trocar de marchas pelas aletas posicionadas atrás do volante.

Outro elogio merecido do HR-V 2019 vai para o sistema de suspensão. Mesmo com a 'buraqueira' nossa do dia a dia, o balanço da cabine foi quase nulo. Os freios são a disco nas quatro rodas. Graças ao melhorado isolamento acústico, o barulho da cidade também ficou do lado de fora durante a avaliação. O empenho dos engenheiros da Honda é tão visível que, mesmo nos momentos onde o motor girou alto, o som pouco vazou para o interior do SUV. Ainda falando sobre o espaço interno, nada de novo quanto ao tamanho. O modelo segue com o boa medida de entre-eixo (2,61 m), que garante espaço razoável para os joelhos de quem vai atrás.

Equipamentos e segurança

Lançado em março de 2015 no país, o HR-V alcançou no ano passado o marco de 200 mil unidades vendidas. Segundo a Honda, o SUV foi o modelo que mais rápido atingiu essa marca. Parte desse resultado, certamente foi conquistada pelo bom nível de equipamentos do modelo. A versão avaliada, que pertence a linha 2019, traz de série seis airbags (frontais, de cortina e laterais), controles de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa. Completam a lista, sistema de frenagem de emergência, que impede a aceleração acidental do carro em caso de acidentes, e freio de estacionamento eletrônico.

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