Toyota Etios e Volkswagen Voyage - Guilherme Menezes/ Portal iG
Toyota Etios e Volkswagen VoyageGuilherme Menezes/ Portal iG
Por O Dia

Rio - Os sedãs compactos continuam sendo uma boa alternativa com preço relativamente baixo, mas com espaço considerável para levar bagagem. E com a chegada do VW Voyage automático no segmento, consegue-se incluir uma certa dose de conforto para enfrentar o anda e para do trânsito caótico das grandes cidades.

Entre as melhores opções do segmento que temos hoje no mercado, estão o Toyota Etios Sedan (parte de R$ 59.990) e o VW Voyage automático (R$ 62.900), ambos disponíveis com caixa com conversor de torque, nada de automatizado, algo que está fadado a sumir das lojas em breve. Se você pensou que o modelo da marca alemã irá superar fácil o rival, saiba que não é bem assim.

Tudo bem, o Voyage acaba sendo um pouco melhor que o Etios no cômputo geral, mas a briga entre os dois é mais acirrada do que se imagina. Mesmo com câmbio de quatro marchas, ante o de seis do VW, o Toyota consegue manter diferenças menores de desempenho e consumo do que se pensa, ajudado pela cilindrada (1.5 contra 1.6) e peso ligeiramente menores (965 kg ante 1.058 kg).

O motor 1.5 do Etios rende até 107 cv e 14,7 quilos de torque, contra 120 cavalos e 16,8 quilos do Voyage. Contudo, apenas o Toyota tem variador de fase não apenas na admissão, mas no escape também. Sobe de giro rápido e funciona com suavidade. Por outro lado, o VW ainda conta com mais potência específica: 75,1 cv/l ante 71,5 cv/l.

Acelere e verá que o Voyage é um pouco mais bem disposto, indo de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos,  enquanto o Etios leva 12 s. O modelo ainda mostra que tem bom isolamento acústico e de vibrações, mesmo em rotações mais altas, o que deixa claro que o Etios evoluiu bastante desde o lançamento no Brasil, em 2012. Um dos grandes avanços fica por conta da inclusão dos controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de série, o que o Volkswagen não tem.

Nas curvas, o Voyage tem como aliado o conjunto de rodas de aro 15 montadas em pneus mais largos e de perfil mais baixo que os do Etios (195/55R15 ante 175/65 R 14). Em ambos, a suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso e, ao mesmo tempo, manter certa estabilidade.

Em contrapartida, por ter assistência elétrica e não hidráulica, como a do alemão, o Toyota é mais fácil de manobrar por exigir menos esforço para girar o volante. E em alta velocidade, o sistema da marca japonesa mantém a sensação de segurança ao aumentar o peso da direção conforme o ponteiro do velocímetro vai ganhando altitude, mas sem prejudicar o conforto.

Mas apesar de ter recebido várias melhorias ao longo dos últimos 6 anos, o Etios Sedan não deixa de ter um projeto de baixo custo e continua com itens como painel de plastico duro e quadro de instrumentos no centro que não tem informações como temperatura externa, por exemplo. No Voyage, o nível de simplicidade é menor. A economia feita no VW é notada por detalhes como os botões dos vidros elétricos traseiros no painel e não nas portas, onde deveriam estar.

Na questão do espaço interno, porém, o Etios fica na frente do Voyage. Não apenas pelo entre-eixos (2,55 metros, ante 2,47 metros), o que ajuda a ter maior distância entre as costas dos bancos dianteiros e os joelhos de que vai sentado atrás. O porta-malas do Toyota também fica na frente do concorrente, com 562 litros, 82 a mais que o Volkswagen (480 L).

Quando o assunto é estilo, o Voyage também fica um passo a frente do Etios Sedan, mas com certa discrição. O sedã da VW recebeu frente renovada na linha 2019 com detalhes vindos da Saveiro, o que inclui faróis maiores, bem como grade e para-choque redesenhados, mudanças que acabam transmitindo uma ideia de robustez ao carro. De qualquer forma, a versão três volumes do Gol ainda se mantém atual, mas não por muito tempo, uma vez que uma nova geração de compactos da VW está sendo esperada para 2021.

Conclusão

Os dois sedãs compactos automáticos são recomendáveis. Mas o Voyage automático fica um na frente do rival nesse comparativo, embora com uma diferença menor do que se pode imaginar num primeiro momento. Mesmo com câmbio de quatro marchas, o Etios consegue surpreender quando o assunto é economia de combustível e desempenho, além de ter mostrado que evoluiu ao longo dos anos no Brasil.

Reportagem do Portal iG (www.ig.com.br)

 

Ficha Técnica

Ficha Técnica - Toyota Etios X 1.5 AT

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Preço: a partir de R$ 59.990

Motor: 1.5, quatro cilindros, flex