Visual imponente mistura elementos da identidade visual da marca presente em outros modelos - fotos Lucas Cardoso
Visual imponente mistura elementos da identidade visual da marca presente em outros modelosfotos Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - A poucos dias de chegar às concessionárias da Volkswagen em todo país, o primeiro SUV compacto da marca alemã, enfim, deu as caras em suas opções mais em 'conta': 200 TSI MT, 200 TSI AT e Comfortline 200 TSI. Equipadas com motor 1.0 turbo, mesmo utilizado em Polo e Virtus, as configurações tem preços que partem de R$ 84 mil e muito fôlego para brigar de igual para igual com concorrentes, como Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade.

A versão avaliada no evento de apresentação foi a Comfortline 200 TSI, que é tabelada em R$ 99 mil e deve ser a opção com maior fatia de vendas. Nessa opção, o T-Cross já vem bem recheado de série, com itens como ar-condicionado digital com saídas atrás, rodas de 17 polegadas e sensores dianteiros de estacionamento.

Mais incrementada, a versão testada também trazia o pacote Interactive que inclui central de oito polegadas com GPS, iluminação ambiente de LED e seletor de modo de condução por R$ 3.950. O acabamento também foi aprimorado com bancos de couro e itens de acabamento no painel, que acrescentaram mais R$ 1.950. Totalizando para a configuração testada o preço de R$ 104 mil.

O espaço interno é bom (2,65 m de entre-eixos) e até que o teto escurecido e os detalhes em tom marrom no painel dão um toque de acabamento premium, compatível com um modelo dessa faixa de preço. Contudo, apesar do acabamento mais elaborado, o modelo ainda tem plástico demais no painel e portas, o que pode desagradar alguns clientes. Esse é o calcanhar de aquiles do T-Cross.

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Mas vamos ao que interessa. Para conhecer o comportamento dinâmico do modelo, o percurso escolhido foi um trajeto de pouco mais de 200 km da Barra da Tijuca, com destino à Mangaratiba e depois no retorno para o Rio. No trajeto, o T-Cross com o três cilindros turbo 1.0 foi acima da média. Pelo rendimento do propulsor em outros modelos da marca, esperávamos que ele rendesse bem. E não precisou nem de 1 km na Avenida Lúcio Costa para sentir o bom torque de 20,4 quilos e os 128 cavalos gerados pelo motor TSI. De acordo com a Volkswagen, o T-Cross Comfortline acelera de zero a 100 km/h em 10,4 segundos, com máxima de 184 km/h.

Entregue logo em baixa, a força do propulsor deixa o modelo esperto para todas as situações normais de condução. Nem ultrapassagens em desníveis foram problema para o modelo. Colabora para o desempenho do SUV o câmbio automático Tiptronic de seis marchas, que faz com maestria todas as trocas. Ou seja, nada de trancos inesperados. Ainda falando sobre a transmissão, surpreendeu o fato do sistema permitir algumas reduções mais bruscas. Com o conjunto, o modelo passou tranquilamente pelas subidas e descidas à beira mar que cortam uma área de floresta e desembocam em Guaratiba, na Zona Oeste. A boa relação entre o motor turbo e o câmbio resultaram em uma média de consumo de 12,4 km/l (cidade/estrada).

Apesar de ser altinho, o modelo se mostrou equilibrado no percurso. O T-Cross freia bem, tem um sistema de suspensão que absorve bem os impactos e faz curvas como um carro mais no chão. Foram raros os momentos de sensação de rolamento da carroceria e de inclinação do carro. Vale destacar que o modelo traz diversos sistemas de segurança, entre eles os controles de estabilidade, tração e de bloqueio de diferencial, que reduz o risco em traçados mais fechadas (todos já de série, vale destacar). A direção elétrica também traz boa transição entre o pesado necessário para condução em alta velocidade e o leve de situações como em manobras de estacionamento. Outro ponto forte do T-Cross percebido durante a avaliação foi o isolamento acústico.

Cinco estrelas

O evento de apresentação da linha completa do T-Cross também foi marcado pela premiação do modelo com o troféu de carro cinco estrelas entregue pela Latin NCAP. Avaliado na última bateria de testes de colisão promovida pela entidade, o modelo conseguiu o selo de proteção máxima para adultos e crianças.

Na avaliação, o modelo passou por checagens de colisão frontal, lateral e lateral com poste. Em todos os cenários, os passageiros só tiveram escoriações leves. Lembrando que o modelo possui seis airbags (frontais,laterais e de cortina), além de diversos sistemas de segurança como o de frenagem autônoma que reduz o risco de agravamento em acidentes.

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