Acabamentos de plástico preto fosco estão em toda a extensão inferior do veículo  - fotos Lucas Cardoso e divulgação
Acabamentos de plástico preto fosco estão em toda a extensão inferior do veículo fotos Lucas Cardoso e divulgação
Por Lucas Cardoso

Salvador (BA) - A aventura continua em alta no segmento dos hatches. Segundo dados da Ford, nos últimos 15 anos, as versões com visual diferenciado avançaram 500%, o que elevou a sua participação na indústria de 4% para 23%. Se debruçando nessa procura, depois de Fiat e Renault anunciarem novidades com apelo 'fora de estrada' para seus hatches, a Ford traz a nova versão FreeStyle para o KA 1.0. A opção, que já fazia parte da linha com o motor 1.5, agrega os mesmos ajustes visuais e suspensão elevada mais resistente e chega por R$ 56.690.

Assim como a versão 1.5 FreeStyle do Ka, o modelo 1.0 tem mais disposição para enfrentar a buraqueira da cidade graças a altura elevada em relação ao solo (vão livre de 18,8 cm), suspensões mais resistentes, com molas e amortecedores recalibrados, pneus maiores e barra estabilizadora mais rígida.

O visual também é o mesmo já visto no modelo mais potente, com molduras plásticas em toda a extremidade do carro, incluindo caixas de roda e rack de teto funcional (capacidade para até 50 kg). Os retrovisores também são pintados de preto. Os para-choques ainda adicionam uma peça em tom cinza que simula um peitoral de aço. Tudo para deixar o hatch mais parrudo.

No interior, a versão aventureira recebe acabamento com detalhes em marrom, revestimento dos bancos que mescla couro sintético e tecido, além de teto escurecido.

Baseado na versão SE, a FreeStyle 1.0 é bem equipada. Sai da concessionária com direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente à partida em rampa, faróis de neblina, rodas de liga aro 15" e o louvável multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas. Fica devendo a câmera de ré.

Primeiro contato

O Ka pode se gabar de ter o melhor motor 1.0 de três cilindros da categoria. São 85 cv de potência e torque de 10,2 kgfm entregues para as rodas dianteiras. Em um primeiro contato com o modelo, em Salvador, na Bahia. o modelo mostra que a menor litragem não atrapalha tanto assim.  Em situações comuns do dia a dia, como subidas, ultrapassagens, retomadas e saídas de sinal, o novo FreeStyle faz bonito. Não há sobra, mas também não falta força.

Na estrada, a história muda um pouco, principalmente nas retomadas acima de 80 km/h. Nada que comprometa o desempenho do modelo. O comportamento do hatch aventureiro é favorecido pela transmissão manual com sincronização dupla, que tem engates mais curtos e precisos. 

Assim como na versão 1.5, a suspensão do aventureiro 1.0 da Ford aposta em maior rigidez para reduzir a inclinação causada pela maior altura em relação ao solo. Já a direção com assistência elétrica foi aprimorada para ter melhor transição do leve — indicado para as situações de manobra — ao pesado, ideal para altas velocidades.

Projeção

O aventureiro três cilindros chega para tentar levar o compacto da Ford à segunda colocação do ranking de vendas nacional, que vem sendo ocupada pelo Hyundai HB20, com ligeira vantagem. O outro concorrente direto do Ka FreeStyle é o recém-lançado Fiat Argo Treking, que é vendido por R$ 58 mil, mas é maior, mais potente e usa pneus de uso misto.

EcoSport

Outra moda, dessa vez entre os SUVs, o teto preto é uma das mudanças para a linha FreeStyle do EcoSport. Agora, o modelo se equipara aos concorrentes ao oferecer os detalhes escurecidos. Por sinal, a grade na dianteira, o rack no teto e os faróis também ganharam outros tons de preto. Para quebrar a onda dark, o modelo traz um aplique cinza na parte inferior que remete a um peitoral de aço.

O SUV na versão automática custa R$ 93.290, enquanto o manual sai por R$ 87.290. O valor inclui R$ 1.900 da pintura preta do teto.

Segundo a Ford, os novos modelos da linha FreeStyle devem chegar às concessionárias da marca em meados de junho.

 

Você pode gostar
Comentários