Pesquisa revela marcas mais bem avaliadas em pós-venda

Toyota, Honda e Hyundai foram as três marcas com melhor colocação no estudo da J.D. Power

Por O Dia

Das 15 marcas avaliadas, a Toyota foi a marca com melhor desempenho no estudo que ouviu mais de quatro mil clientes.
Das 15 marcas avaliadas, a Toyota foi a marca com melhor desempenho no estudo que ouviu mais de quatro mil clientes. -
Rio - Resolver rápido e de maneira eficiente o problema dos clientes no pós-venda é fator decisivo para a satisfação dos clientes, afirma estudo. O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019 da J.D. Power, divulgado nesta terça-feira, mostrou que os clientes da Toyota, Honda e Hyundai, respectivamente, são os mais felizes quando o assunto é o serviço depois da compra. 
O estudo cobre as experiências de pós-venda entre os clientes de marcas de luxo e de volume. A satisfação geral da média da indústria foi maior entre as marcas de luxo (844) do que as marcas de volume (817). A Toyota, considerada marca de volume pela amostragem, aparece com 845 pontos. Logo em seguida, vem a Honda com 835 e a Hyundai-HMB em terceiro, apenas dois pontos abaixo (833). Entre as marcas de luxo, a Audi obteve a mais alta satisfação com 864 pontos. A BMW (843) ficou em segundo e a Mercedes-Benz (840) ocupa a terceira posição. 
De acordo com o levantamento, os principais indicadores da satisfação com o pós-venda apontados pelos clientes das marcas foram: entrega do veículo na data prometida, cobertura de serviços pela garantia do automóvel, seja a visita, o pacote de manutenção ou qualquer outro benefício que não gere cobrança ao cliente. O estudo cobre as experiências de pós-venda entre os clientes de marcas de luxo e de volume. A satisfação geral da média da indústria foi maior entre as marcas de luxo (844) do que as marcas de volume (817).
O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019, agora em seu quinto ano, promove uma análise da satisfação do cliente com os serviços de concessionárias, examinando cinco fatores
(listados em ordem de importância): início do serviço (25%); qualidade do serviço (23%); consultor
técnico (19%); instalações da concessionária (18%) e retirada do veículo (15%).
O estudo é baseado nas avaliações de 4.920 proprietários de veículos novos no Brasil, que adquiriram o
automóvel entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e que realizaram algum serviço em uma
concessionária autorizada nos últimos 12 meses. O estudo foi realizado de novembro de 2018 a abril de
2019.
Ranking

Toyota - 845
Honda - 835
Hyundai HMB - 833
Citroën - 831
Hyundai CAOA - 831
Chevrolet - 822
Ford - 820
Kia - 816
Nissan - 813
Jeep - 812
Volkswagen - 810
Mitsubishi - 804
Peugeot - 801
Fiat - 795
Renault - 791

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