Pesquisa revela marcas mais bem avaliadas em pós-venda
Toyota, Honda e Hyundai foram as três marcas com melhor colocação no estudo da J.D. Power
Das 15 marcas avaliadas, a Toyota foi a marca com melhor desempenho no estudo que ouviu mais de quatro mil clientes. Divulgação
Por O Dia
Rio - Resolver rápido e de maneira eficiente o problema dos clientes no pós-venda é fator decisivo para a satisfação dos clientes, afirma estudo. O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019 da J.D. Power, divulgado nesta terça-feira, mostrou que os clientes da Toyota, Honda e Hyundai, respectivamente, são os mais felizes quando o assunto é o serviço depois da compra.
O estudo cobre as experiências de pós-venda entre os clientes de marcas de luxo e de volume. A satisfação geral da média da indústria foi maior entre as marcas de luxo (844) do que as marcas de volume (817). A Toyota, considerada marca de volume pela amostragem, aparece com 845 pontos. Logo em seguida, vem a Honda com 835 e a Hyundai-HMB em terceiro, apenas dois pontos abaixo (833). Entre as marcas de luxo, a Audi obteve a mais alta satisfação com 864 pontos. A BMW (843) ficou em segundo e a Mercedes-Benz (840) ocupa a terceira posição.
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De acordo com o levantamento, os principais indicadores da satisfação com o pós-venda apontados pelos clientes das marcas foram: entrega do veículo na data prometida, cobertura de serviços pela garantia do automóvel, seja a visita, o pacote de manutenção ou qualquer outro benefício que não gere cobrança ao cliente. O estudo cobre as experiências de pós-venda entre os clientes de marcas de luxo e de volume. A satisfação geral da média da indústria foi maior entre as marcas de luxo (844) do que as marcas de volume (817).
O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019, agora em seu quinto ano, promove uma análise da satisfação do cliente com os serviços de concessionárias, examinando cinco fatores (listados em ordem de importância): início do serviço (25%); qualidade do serviço (23%); consultor técnico (19%); instalações da concessionária (18%) e retirada do veículo (15%).
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O estudo é baseado nas avaliações de 4.920 proprietários de veículos novos no Brasil, que adquiriram o automóvel entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e que realizaram algum serviço em uma concessionária autorizada nos últimos 12 meses. O estudo foi realizado de novembro de 2018 a abril de 2019.
Ranking
Toyota - 845 Honda - 835 Hyundai HMB - 833 Citroën - 831 Hyundai CAOA - 831 Chevrolet - 822 Ford - 820 Kia - 816 Nissan - 813 Jeep - 812 Volkswagen - 810 Mitsubishi - 804 Peugeot - 801 Fiat - 795 Renault - 791