A saída para as férias provoca 10% de aumento do fluxo nas estradas, em média
 - Divulgação
A saída para as férias provoca 10% de aumento do fluxo nas estradas, em média Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Julho chegou e, com ele, cresce o número de motoristas se preparando para pegar a estrada com a família ou amigos. Seja rumo à Região dos Lagos ou para a Serra, ou outro lugar, a manutenção do veículo precisa estar em dia para que a viagem não se transforme em dor de cabeça. Segundo especialistas, uma das medidas indicadas para evitar esse tipo de problema é realizar uma revisão de férias.

"A revisão tem um papel essencial na vida útil do veículo, na segurança dos passageiros e de todos que estão no trânsito. Além disso, tem o papel de analisar e identificar possíveis degastes em itens do carro e das peças que precisam ser trocadas", comenta Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e conteúdo do Cesvi Brasil. Segundo o especialista, esse tipo de verificação inclui pneus, suspensão, freios, óleos e filtros, bateria, palhetas de limpeza dos vidros e filtro do ar-condicionado. 

Para Rodrigo Alonso, gerente sênior de Vendas e Marketing da Dunlop no Brasil, o primeiro item dessa lista, o pneu, é um dos mais importantes de se verificar antes de colocar o pé na estrada. Mas para ele, os cuidados com o componente começam antes mesmo da ida ao concessionário ou centro automotivo. Basta o proprietário fazer a checagem da marca TWI, que identifica se o pneu está careca ou não, e a calibragem respeitando a pressão indicada pelo fabricante.

Alinhamento e balanceamento também são indicados antes de longos trajetos. "Essas são rotinas básicas e muito eficientes que estão ao alcance de todos os motoristas", garante Alonso.

Se tudo estiver dentro do padrão, a avaliação do veículo dura, em média, de 30 a 40 minutos. Em caso de troca de peça ou para algum procedimento, o trabalho pode se estender por uma manhã ou uma tarde, por isso é indicado agendar com antecedência. 

Mas não é só com a parte mecânica que o motorista precisa se preocupar quando vai pegar a estrada nas férias com a família. Outras questões, como quantidade e acomodação das bagagens, kit para a troca de pneus (macaco, chave de roda e triângulo), planejamento de rota e gastos, que incluem pedágios e combustível.

Antes de sair, é preciso olhar se todos estão de cinto. Segundo Laur Diuri, diretor da área de Sinistros da Allianz Seguros, usar o acessório de segurança reduz o risco de uma fatalidade entre os passageiros dos bancos dianteiros em 40% e 50%. "Hoje em dia um acidente quase nunca é fatal dentro dos limites de velocidade indicados nas cidades, se ocupantes do carro estão usando o cinto de segurança", diz o especialista que também ressalta a importância da cadeirinha para as crianças de até 4 anos e assento por elevação até os 7 anos.  

Além disso, o motorista também deve cuidar de si próprio e conhecer seus limites. Por isso, em viagens longas, é indicado planejar paradas em locais seguros para esticar as pernas e, se necessário, até dormir algumas horas. Uma alternativa para reduzir o cansaço é dividir o trecho com outros motoristas. Segundo estudo conduzido pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o cansaço é mais agudo após o almoço e durante a madrugada.

CONFIRA OS DOCUMENTOS

Nada de esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e o documento do carro no dia de partir. Além de complicar as férias, o esquecimento é passível de multa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem a CNH acarreta infração leve, multa (R$ 88,38) e medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação do documento.

Não é novidade que bebida e direção não combinam, mas não custa lembrar que o motorista não pode beber nenhuma gota de álcool. Fora o risco implícito nessa prática, as penalidades são as mais severas para condutores flagrados: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Em caso de acidente com vítimas, o motorista pode pegar uma pena de seis meses a três anos de prisão.

 

Você pode gostar
Comentários