A CG 160 foi a moto mais vendida entre janeiro e junho, com mais de 150 mil unidades emplacadas. Número representa 28% do total geral - Divulgação
A CG 160 foi a moto mais vendida entre janeiro e junho, com mais de 150 mil unidades emplacadas. Número representa 28% do total geralDivulgação
Por O Dia

O mercado de duas rodas apresentou alta de 16% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas mais de 530 mil motos de janeiro a junho, contra os 456 mil do ano anterior.

A Honda segue como de melhor participação. Segundo o relatório da federação, a marca vendeu 79% do total no período. Entre as dez mais emplacadas, sete são da marca. Em primeiro da lista, aparece a CG 160, com mais de 150 mil unidades vendidas. Sozinha, a street de baixa cilindrada representa pouco mais de 28% de todas as motos que foram para as ruas no semestre. Biz, Bros 160, Pop 110i e Cb Twister, vêm logo em seguida no ranking.

Abaixo dos modelos Honda, mas ainda no Top 10, aparecem as Yamaha Crosser XTZ 150, Fazer 250 e YBR Factor 150. Graças ao trio, a marca conclui o primeiro semestre na segunda colocação do setor, com participação de 13,9%. Em seguida, Haojue, BMW e Kawasaki, que registraram juntas pouco mais 2,8% do total emplacado.

No segmento das custom, a Harley-Davidson foi a marca com maior número de modelos emplacados. A montadora norte-americana também liderou entre as touring. Já entre as trilheiras, a líder foi a BMW, com quatro modelos, seguida pela britânica Triumph que, inclusive, é a responsável pela mais vendida do segmento, a Tiger 800.

OUTROS SEGMENTOS

Na lista das nakeds mais emplacadas, a líder foi a Yamaha MT 03, com mais de 500 unidades indo para as ruas. O modelo vendeu bem mais que as suas concorrentes diretas: Kawasaki Z300 (73) e BMW G310 (22). A novidade da Honda, a CB 1000 R teve um mês abaixo do registrado em maio. O modelo com apelo esportivo mais vendido foi a Yamaha YZF R3 (113).

Em alta, principalmente em centros urbanos, as novas scooters do mercado puxaram o seu segmento para cima. De acordo com os dados, foram esse perfil de moto que teve o maior crescimento no comparativo com o ano passado (2,14%). O mais vendido nesse perfil foi a Honda Biz (79.134).

Você pode gostar
Comentários