Nova Yamaha R3 muda de visual para ficar mais parecida com irmãs mais potentes

Linha 2020 chega com preços a partir de R$ 23 mil e motor de 321 cc

Por O Dia

Modelo passou por mudanças estéticas drásticas na parte dianteira
Modelo passou por mudanças estéticas drásticas na parte dianteira -
Rio - A Yamaha lançou, na semana passada, a segunda geração da esportiva de entrada YZF-R3. Com preços a partir de R$ 23.990 (R$ 700 a mais que a linha 2019), o modelo traz mudanças visuais que a aproximam de suas irmãs maiores R1 e R6.

À primeira vista a nova R3 chama atenção pelos faróis em LED e entrada de ar mais acentuada na dianteira. A abertura agora abriga um duto que direciona o ar para o radiador. Após testes em túnel de vento, para-brisa e carenagens laterais também foram modificados. 
Outra mudança perceptível está na dimensão do tanque de combustível. O compartimento ficou 20 mm mais baixo, o que permite ao piloto mais espaço para se abaixar, reduzindo, assim, a resistência e o arrasto impostos pelo vento. O guidão também ficou 22 mm mais baixo, deixando a posição de pilotagem mais agressiva e aerodinâmica. 
Já a suspensão dianteira agora conta com garfo invertido e 130 mm de curso, com vantagens no controle e estabilidade na pilotagem. O sistema de freios segue a disco nas duas rodas. Há ainda ABS de série.  De acordo com a Yamaha, o resultado dos ajustes rende a esportiva um ganho de até 8 km/h na velocidade final, quando comparada à linha anterior.
O painel de instrumentos totalmente digital foi renovado graças à adoção de caracteres maiores e a nova posição de indicadores. O layout mostra luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, pressão do óleo e Shift Light, que ajuda nas trocas de marchas. 
No quesito motorização, nada mudou. A esportiva de entrada da Yamaha segue usando o bicilíndrico de 321 cc, com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. Ele rende 42,01 cv de potência a 10.750 rpm, e tem torque entregue de 3,02 kgfm a 9.000 rpm.

A nova R3 estará disponível a partir da primeira semana de agosto de 2019 e terá três opções de cores: vermelho fosco (Red Velvet), azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition, que tem pintura semelhante ao modelo utilizado por Valentino Rossi e Maverick Viñales no MotoGP.

Para as versões vermelho e azul, o preço público sugerido é de R$ 23.990,00, enquanto para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490,00. Vale ressaltar que o valor dos modelos não inclui a taxa de frete.

Galeria de Fotos

Modelo passou por mudanças estéticas drásticas na parte dianteira Divulgação
Graças a mudanças na dianteira da motocicleta esportiva, modelo deve alcançar velocidade final maior, atingindo 178 km/h fotos Divulgação
Garfo dianteiro do tipo invertido tem diâmetro maior e curso maior Divulgação
Faróis na dianteira ficaram menores e carenagem mais encorpada. Ao centro, foi instalada uma entrada de ar Divulgação

Comentários