A MT-15 da Yamaha 
é vendida no mercado europeu e asiático
 - Divulgação
A MT-15 da Yamaha é vendida no mercado europeu e asiático Divulgação
Por O Dia
Rio - O mercado de motos deve ganhar uma nova crossover de baixa cilindrada ainda este ano. Tudo indica que a Yamaha pode anunciar ainda até o fim de 2019 o lançamento da nova Tracer 150. Baseada na naked MT-15, atualmente vendida na Europa e Ásia, o modelo deve ter a mesma proposta agressiva de design aliada ao motor de baixo consumo com 150 cc.
Por ser inspirada na MT-15, o lançamento deve trazer boa parte das peças, chassi, motor e até de carenagens são os mesmos. O itens que mudam deixam o modelo mais inspirado nas motos aventureiras. São eles: para-brisa, guidão mais alto, protetores de mão, suspensão de curso mais longo e posição avançada das pedaleiras.
Publicidade
As mudanças devem garantir ao modelo a disposição necessária para enfrentar alguns obstáculos do fora-de-estrada. Nada muito exagerado, é claro. Até porque, se lançada, a Tracer 150 não terá um motor potente o suficiente para as tarefas mais extremas. O modelo deve focar nas experiências na estrada, priorizando o conforto.
A expectativa é que a Yamaha Tracer 150 chegue como monocilíndrico de 155 cm³ com refrigeração líquida, capaz de entregar 19,5 cv de potência máxima e 1,5 kgfm de torque. O motor fica associado a um câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante, que reduz o risco de trancos. Essas é a mesma mecânica da MT-15.
Publicidade
Assim como a naked, a Tracer deve ter suspensão invertida na dianteira, traseira do tipo monochoque e pneus tradicionais — feitos para rodar no asfalto. Os freios são a disco nos dois eixos, com sistema ABS. Como se trata de uma versão aventureira, ela também poderá receber uma versão mais ousada, com pneus mistos e rodas raiadas.
Apesar do crescimento do segmento no Brasil, ainda não há nenhuma confirmação de que a Tracer pintará por aqui. Um flagra recente do modelo no Vietnã indica que o lançamento está próximo de acontecer no mercado asiático.