Rio - O pioneirismo é para poucos. Dessa vez, foi obra da Opel. A marca alemã, agora controlada pelo Grupo PSA, anunciou, nesta quinta-feira, que o Corsa-e será o primeiro modelo elétrico a participar de rallys. Para tanto, a marca já trabalha na criação de uma categoria própria para energizados, certificado pela ADAC.
O hatch compacto energizado deve ser apresentado oficialmente no próximo ano, mais precisamente durante o Salão de Frankfurt. De acordo com a Opel, o Corsa-e é construído sobre a mesma plataforma da atual geração do Peugeot 208.
A motorização elétrica entrega potência equivalente a 136 cv e torque de 26,5 kgfm. A carga é providenciada por bateria de lítio de 50 kWh, que garantem à versão tradicional elétrica 330 km de autonomia.
Apesar do anúncio, a marca alemã fez mistério sobre as mudanças feitas na versão de competição. Por ter uma demanda maior de força, espera-se que ele tenha mudanças nas suspensões, freios e de potência equivalente.
Vendido apenas na Europa, o Corsa-e tradicional tem preço sugerido a partir de 29 mil euros (R$ 133 mil reais, sem considerar impostos).
Categoria exclusiva