Linha 2020 do Kia Cerato chegará em meados de setembro - fotos Divulgação
Linha 2020 do Kia Cerato chegará em meados de setembrofotos Divulgação
Por Lucas Cardoso

A Kia confirma para setembro o lançamento do novo Cerato no Brasil. Mostrado no Salão de Detroit do ano passado, o modelo chega importado do México com novo motor 2.0 de 167 cv e câmbio automático de seis velocidades. 

O sedã chega ao mercado nacional em duas versões: SX e EX. Ambas, usam a nova motorização 2.0 de até 167 cv — mesma do Hyundai Creta, mas com calibragem diferente —, associada ao câmbio automático de seis marchas. O propulsor substitui o antigo 1.6 (mesmo do HB20...), que gerava até 128 cv e torque de 16,5 kgfm. A mudança tenta colocar o Cerato em pé de igualdade com seus principais concorrentes, ao menos na motorização.  

De acordo com a Kia, o visual mais agressivo da linha 2020 do sedã foi inspirado no fastback Stinger GT. A dianteira traz para-choque redesenhado, com nova área destinada às luzes de neblina e grade inferior. A peça tem acabamento preto brilhante e detalhes cromados na grade posicionada abaixo do capô. 

Na parte de trás, a mudança também foi grande e deixa o Cerato mais refinado. As lanternas invadem as laterais e uma barra iluminada conecta as duas peças. O visual traseiro remete ao design do primo maior Optima, que não é vendido aqui. Além disso, sedã segue outra tendência necessária no segmento e ficou maior: 4,64 m de comprimento (8 cm maior), 1,79 m de largura (1 cm maior) e porta-malas 433 litros (12 L a mais). As medidas de altura (1,44 m) e entre-eixos (2,70 m) não foram modificadas.

Bem equipadas, as duas versões chegam ao Brasil com central multimídia de oito polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e com comandos de voz via Bluetooth.

Os preços da nova linha não foram revelados, mas espera-se que, em relação ao modelo atual, ela encareça e comece em torno de R$ 90 mil. A versão atual, a propósito, está sendo vendida por R$ 72.990 (preço com desconto de R$ 8 mil) para "liquidar" o estoque da linha 2019/19. Se considerar os preços do segmento, o sedã médio é um forte concorrente. Lá no México, onde o sedã se chama Forte, há ainda uma versão 1.6 turbo de 177 cv.

Você pode gostar
Comentários