35 anos da Uno - divulgação
35 anos da Unodivulgação
Por O Dia

Rio - O Fiat Uno tem uma história longa com o público brasileiro. São 35 anos para ser exato. E é nesse mês que o quadradinho comemora aniversário. Tudo começou em agosto de 1984, quando foi apresentado para o mercado nacional como um novo conceito mundial de automóvel. A propósito, o nosso Uno foi tão premiado que chegou a ser exportado para a Itália, país-sede da montadora. 

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o modelo foi lançado um ano antes na Itália. Logo depois, chegou aqui uma versão mais resistente, pensada para nossas estradas e ruas — e com o porta malas maior. O Uno brasileiro se diferenciava dos demais por usar uma plataforma distinta (a mesma do antecessor 147) e serviu de base para uma família que incluiu a picape e furgão Fiorino, o sedã Premio e a perua Elba.

Entre os lançamentos mais marcantes está o Uno Mille, lançado em 1990. Ele foi o primeiro carro popular 1.0 do Brasil, equipado com uma versão maior do 994 cm³ Fiasa, que tinha 1.050 cm³ e desenvolvia 48,5 cv. Além dessa, outra versão icônica foi a chegada do esportivo Uno Turbo. O modelo foi o primeiro turbinado de fábrica do mercado brasileiro. O motor sob o capô era o 1.4 turbo capaz de fazer o 'quadradinho' alcançar os 100 km/h em 9,2 segundos e levá-lo aos 195 km/h de máxima.

Intocável, o Uno original permaneceu em produção até 2013, três anos após o surgimento da segunda geração do hatch compacto — primeiro projeto totalmente desenvolvido pela Fiat brasileira. O adeus à primeira geração foi marcado pela série especial Grazie Mille.

Já o renovado modelo mantinha as características que tornaram a geração anterior um sucesso em vendas. Era vendido com dois novos motores: Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos flex e com tecnologias para tentar garantir economia de combustível e baixo nível de emissões.

De 1984 para cá, o Uno já soma cerca de 4 milhões de unidades produzidas na fábrica de Betim (MG), incluindo as duas gerações. A fábrica de Betim (MG) é a única que produz o modelo atualmente. De lá, o Uno nacional vai para a Argentina, México, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru.

Apesar do tempo, o Uno não deixou de postular entre os modelos mais bem vendidos. De acordo com a Fiat, ele foi o compacto com maior crescimento de vendas no Brasil no primeiro semestre de 2019: 101,3% maior, em relação ao mesmo período de 2018. Isso representa 9.573 unidades comercializadas de janeiro a junho de 2019.

A linha atual do hatch é vendida em quatro versões: Attractive 1.0 (R$ 46.490), Drive 1.0 (R$ 47.990), Way 1.0 (R$ 49.990) e Way 1.3 (R$ 53.990). Os motores da linha atual são da família FireFly, que chegou em 2016. 

 

Você pode gostar
Comentários