Interior tem painel com acabamento em três níveis e tons diferentes. Central multimídia aparenta ter 10 polegadas - Divulgação
Interior tem painel com acabamento em três níveis e tons diferentes. Central multimídia aparenta ter 10 polegadasDivulgação
Por Lucas Cardoso

Um passo rumo a nova era. É assim que a Volkswagen define a divulgação oficial do elétrico ID.3, no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Com porte de Golf e semelhanças com o Fusca, o carro inaugura a família ID e a plataforma modular MEB, desenvolvida exclusivamente para modelos elétricos. Ele tem autonomia para rodar até 550 km.

Apresentado como protótipo no Salão de Paris de 2016, o modelo chega, enfim, a sua versão final com preço de 30 mil euros — valor similar ao cobrado pelo Golf, na Alemanha. O tamanho é outra característica compartilhada com o hatch. De acordo com a Volkswagen, o ID.3 tem 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura e entre-eixos com 2,76 m. O porta-malas acomoda até 385 litros.

Considerado o Fusca da era eletrificada da montadora, o ID.3 tem tamanho e o preço atraentes, pelo menos quando avaliamos o mercado europeu. Mas a motorização e a bateria também possui seu papel na expectativa da marca alemã.

O ID.3 tem motor elétrico capaz de entregar 150 kW, equivalente a 204 cv de potência, e autonomia de bateria que varia de 330 km (versão de entrada) a 550 km (versão topo). A velocidade máxima do modelo é de 160 km/h e ele alcança os 100 km, em apenas 8 segundos. O kit de baterias terá garantia de até oito anos ou 160 mil km. E nada de ficar pendurado na tomada. Segundo a Volkswagen, o ID.3 conseguirá recuperar 80% da carga de suas baterias em meia hora conectado à rede elétrica.

No quesito design, a marca alemã espera que o ID.3 seja tão popular quanto o Fusca e o Golf. E não é pra menos, o elétrico tem lá suas inspirações no clássico 'besouro'. A começar pelo motor posicionado no eixo traseiro. Mas além disso, o modelo também tem 'porta-malas' na dianteira, que serve para acomodar pequena quantidade de bagagem, como era no Fusca.

O 'Fusca' eletrificado tem, ainda, conjunto de iluminação em 100% LED como estilo, pintura em dois tons, coluna com acabamento em material metálico e interior espaçoso. Por falar na parte de dentro, destaque para o design do painel, console e para as duas telas: painel em TFT e para a central multimídia.

A lista de equipamentos do ID.3 inclui itens como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, teto de vidro panorâmico, HUD (head-up display) e sistema de iluminação ambiente inteligente da cabine. Também são destaques as rodas do modelo, que podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas.

Vinda para o Brasil

Por aqui, ainda não há nenhuma definição sobre a chegada do ID.3, mas ele está confirmado para o nosso mercado. Mas o mercado brasileiro não ficará sem nenhuma alternativa eletrificada da Volkswagen. Isso porque a marca já trabalha no lançamento da versão híbrida do Golf, a GTE, que promete consumo de combustível absurdo de 66 km/l.

Equipada com motor 1.4 TSI e dois elétricos, o modelo entrega potência combinada de 204 cv. Os preços devem ficar acima do valor cobrado pela versão apimentada GTI, que é vendida por mais de R$ 150 mil.

Você pode gostar
Comentários