A dianteira da versão Premier conta com assinatura em LED, farol com projetores e acabamentos cromados na grade. As rodas são de liga leve e 16 polegadas - Lucas Cardoso
A dianteira da versão Premier conta com assinatura em LED, farol com projetores e acabamentos cromados na grade. As rodas são de liga leve e 16 polegadasLucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Porto Alegre (RS) - Depois de doses homeopáticas de informação, um sem-número de flagras e muitos mistérios, enfim, a Chevrolet apresenta oficialmente a segunda geração do Chevrolet Onix e Onix Plus (substituto do Prisma). Montado sobre nova plataforma global da marca, a linha chega maior, com design atualizado, motor 1.0 turbo e muita segurança, mas sem cobrar a mais por isso. Os compactos 2020 terão o mesmo preço do modelo anterior, partindo de R$ 48.990 na versão hatch e R$ 54.990 na sedã.

A plataforma que dá vida aos novos Onix e Onix Plus é chamada de GEM. O modelo é o primeiro no Brasil a usar a estrutura, que também chegará em breve a linha do SUV Tracker. Graças a essa mudança, a dupla ficou maior. No caso do sedã, o ganho foi de 4,1 cm de largura (1,746 m), 7,2 cm de entre-eixos (2,60 m) e 19,4 cm de comprimento (4,476 m). Ainda falando das dimensões, a única medida que piora é a capacidade do porta-malas, que cai de 500 para 468 litros.

Lanternas bipartidas têm assinatura em LED inspirada na Blazer - Lucas Cardoso

A Chevrolet também aproveita a mudança de geração para entrar de vez na atual era dos motores turbo 1.0. Agora, linha Onix conta com dois motores de um litro e três cilindros: um com turbocompressor e um aspirado. O primeiro, batizado como Ecotec no Brasil, tem injeção multiponto, 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque Já a versão sem a turbina, entrega 82 cv e 10,6 kgfm. Ambos podem ter versões com câmbio manual ou automático de seis marchas. Segundo dados revelados pela Chevrolet, o motor turbo 1.0 da linha Onix faz 17 km/l na gasolina, o que o coloca como o mais econômico da categoria.

O motor 1.0 turbo de três cilindros que rende 116 cv e 16,9 kgfm de torque foi nomeado aqui no Brasil como Ecotec - Divulgação

Se a linha chama atenção pelas mudanças estruturais e motorização, é no nível dos equipamentos e segurança que o salto fica perceptível. Afinal, itens como os seis airbags, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, chave presencial, carregamento sem fio, wi-fi a bordo e park assist não são itens comuns nesse segmento. É quase como se a Chevrolet dissesse para as concorrentes: "Quero ver alcançar agora".

Sem contar que parte deles já está disponível já de série. Aliás, foi por isso, e também pelas melhorias de rigidez estrutural, que a dupla sedã e Hatch conseguir nota máxima (cinco estrelas) em segurança para adultos e crianças pela Latin NCap. Feito importante já que na geração anterior o Onix chegou a zerar nos mesmos testes de colisão.

Como a Chevrolet resolveu guardar para novembro a 'cereja do bolo', o Onix Hatch, nosso primeiro contato com a linha foi com a versão Premier II (R$ 76,190) na carroceria sedã, antiga Prisma, que agora se chama Onix Plus.

Por fora, a versão se diferencia das demais pelos faróis com projetores, DLR, lanternas em LED e rodas de liga com 16 polegadas. No interior, a mudança se dá pelo aumento da tecnologia e conforto, com alerta de ponto cego, ar digital, banco em couro e park assist.

AVALIAÇÃO

Durante a avaliação, em Porto Alegre, percorremos pouco menos de 200 km com o sedã. No trajeto, impressionou a disposição do motor, que, apesar de não entregar os 16,9 kgfm de torque já na faixa inicial de giro (só acontece aos 2.000 rpm), faz bem seu papel. Não sentimos falta de força em saídas, retomadas ou arrancadas, pelo contrário, o três cilindros mostra elasticidade nessas condições.

Na pista, o comportamento dinâmico do Onix Plus é outro ponto que merece destaque. O modelo é firme em todas as condições. E olha que o conjunto de suspensão só traz a clássica 'receita de bolo', que une braços independentes na dianteira ao eixo de torção na traseira. O sistema absorve bem as imperfeições, mas pode ter balanço em algumas vias mais prejudicadas.

A direção elétrica mostra boa transição do leve, necessário para situações de manobra, ao pesado, mais indicado para velocidade elevadas. O volante com base reta e revestimento de couro colaboram na hora de estacionar.

O interior do modelo traz painel com acabamento em plástico - Divulgação

Quanto a ergonomia ao volante, diferente da geração anterior, não é difícil de achar uma posição confortável para guiar o Onix Plus 2020. O modelo tem ajuste de altura e profundidade no volante, esse último ausente na linha anterior. Além de alavancas para regulagem do banco e encosto. O único problema nesse quesito está na posição do apoio do pé esquerdo: muito à frente, devido aposição da caixa de roda, o que acaba forçando uma flexão exagerada da perna.

O acabamento do Onix Plus na versão Premier é bem agradável. Peças plásticas bem encaixadas, texturas de bom gosto e até áreas em couro nos painéis das portas dianteiras. O console tem apoio de braço fixo, igual ao instalado na Tracker. Há uma porta USB na frente e um porta-objetos que acomoda carregador por indução. Já para a segunda fileira, estão disponíveis duas entradas para o carregamento de smartphones.

Por falar no banco traseiro, os 7,6 cm a mais de entre-eixos garantiram mais espaço para joelhos e cabeça, que agora fica longe do teto. Dependendo da sua altura, dá até para cruzar as pernas sem muito esforço. Vale destacar que todos os modelos têm Isofix, encosto para cabeça e cinto para todos os passageiros do carro.

A central multimídia do novo Onix utiliza o mesmo sistema instalado no Camaro - Divulgação

Central multímidia

A central multimídia de oito polegadas flutuante com MyLink de terceira geração é um show à parte. Comandos são fáceis de acessar e intuitivos. Até a configuração do tão falado Wi-fi é simples. Basta procurar a rede do carro e colocar a senha, ambos configurados pelo proprietário.

Em algumas situações, o sinal da antena foi melhor até que o do celular. A rede compartilhada do Onix tem alcance de até 15 metros de distância e permite sete usuários ativos ao mesmo tempo. Infelizmente, como no Cruze 2020, a função é paga e pode ter planos da Claro a partir de R$ 29,90, que garantem até 2Gb de acesso por mês.

Ficha técnica 

  • Preço: NR$ 77.280 (R$ 76.190 + R$ 1.090 pintura metálica)
  • Motor: Ecotec, três cilindros, flex, dianteiro, turbo, 1.0; 12V
  • Potência e torque: N116 cv a 5.500 rpm, 16,9 a
    2.000 rpm
  • Câmbio e tração: automático, seis marchas,
    tração dianteira
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
  • Freios: Discos ventilados (dianteira), tambores (traseira)
  • Rodas e pneus: Liga leve 16 polegadas, 195/55 R16
  • Dimensões: Comprimento (4,47 cm); largura (1,73 m, altura (1,47 m); entre-eixos (2,60 m); peso (1.117 kg); tanque (44 l); porta-malas (469 l)
  • Equipamentos de série: Seis airbags; controles de tração, estabilidade e assistente de rampa; chave presencial (acesso e partida por botão); alerta de ponto cego; park assist; piloto automático; sensores dianteiros e traseiros; câmera de ré; carregador por indução (sem fio); Wi-Fi nativo; vidros elétricos ‘um-toque’; volante com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado automático; mutimídia MyLink 3 de 7 polegadas; banco do motorista com juste de altura; banco traseiro bipartido; Isofix; revestimento em couro sintético de dois tons nos bancos;  duas portas USB para o banco traseiro.

Preços e versões

Onix hatch

1.0 MT: R$ 48.490
LT 1.0 MT: R$ 51.590
1.0 Turbo AT: R$ 55.590
1.0 LT Turbo MT: R$ 57.590
1.0 LT TurboAT: R$ 62.890
1.0 LTZ Turbo MT: R$ 60.990
1.0 LTZ Turbo AT: R$ 66.290
1.0 Premier TurboAT: R$ 69.990

Onix Plus (versão sedã)
Plus 1.0 MT: R$ 54.990
Plus Turbo AT: R$ 58.790
Plus LT Turbo MT: R$ 61.190
Plus LT Turbo AT: R$ 66.490
Plus LTZ TurboMT: R$ 65.790
Plus LTZ Turbo AT: R$ 70.990
Plus Premier AT: R$ 73.190 a R$
76.190 ( II e III)

 

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