Dianteira e traseira contam com adesivo preto em forma de faixa. Interior tem bom acabamento, mas central multimídia destoa no conjunto
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Dianteira e traseira contam com adesivo preto em forma de faixa. Interior tem bom acabamento, mas central multimídia destoa no conjunto Divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Versatilidade. Essa é a palavra de ordem para a Fiat Toro. Com dirigibilidade de SUV, caçamba para carregar quase uma tonelada e dimensões aceitáveis no ambiente urbano, o modelo ganha espaço de outros segmentos. Até agosto, de acordo com a Fenabrave, já são mais de 40 mil unidades emplacadas. Isso é cerca de quatro vezes mais que a sua concorrente direta, a Renault Oroch, que vendeu 8.029 unidades, e quase duas vezes mais que a Toyota Hilux (26.965).

É, a Toro não brinca em serviço e, para entender tal sucesso, o DIA rodou por cerca de uma semana com a versão Freedom 4x4, que custa R$ 145 mil e usa motor a diesel 2.0 turbo de 170 cv. Ela vem com o pacote opcional S-Design, vendido por R$ 5 mil, que adiciona adesivos (capô e tampa da caçamba), emblemas nas portas e rodas escurecidas.

O tom se mantém no interior, que traz revestimento preto nas colunas e no teto, além de acabamento de couro nos painéis de porta, volante e bancos. Há ainda santantônio e estribos na pegada 'sombria'.

Fiat Toro Freedom 4x4 diesel - fotos lucas cardoso

Por falar em design, uma das principais mudanças da Toro na linha 2020 foi a adoção de quebra-mato no para-choque dianteiro. A peça, em plástico fosco, dá mais robustez ao modelo e minimiza ocasionais arranhões na pintura. No mais, o design é o mesmo da linha anterior. E que fique claro que isso não é um problema, já que o visual da picape compacta/média ainda é agradável e atual.

Fiat Toro Freedom 4x4 diesel - Divulgação

Novo multimídia

Novidade no interior, a central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay tinha tudo para ser outra evolução da linha, mas não é. O equipamento é até bonito, tem gráficos amigáveis e bom brilho. O senão é devido a lentidão.

Por vezes, durante a avaliação, percebemos 'travadas' do sistema em realizar tarefas como a navegação e na transição entre aplicações. Se pensarmos que a marca já tem o acertado sistema Uconnect usado no Argo e Cronos, a escolha pelo equipamento não faz sentido.

Fiat Toro Freedom 4x4 diesel - Divulgação

Fora o equipamento, o interior da Freedom é de ótima qualidade. Faltam porta-objetos funcionais, mas nada que abale a harmonia do visual. A ergonomia ao volante lembra de longe a experiência de dirigir uma picape e aproxima o modelo da proposta dos SUVs, com posição de direção alta.

O espaço interno é confortável para até quatro pessoas. O eventual quinto ocupante fica mais apertado devido ao túnel central elevado e ao console do meio recuado. A segunda fileira tem alguns mimos, como porta USB, tomada 12V para carregamento de smartphones e apoio de braço com dois porta-copos retráteis.

Mais atrás, a caçamba com capacidade para até 820 litros é versátil graças à já popular tampa bipartida que abre para as laterais. A versão sai de fábrica também com capota marítima, para proteger o interior do compartimento.

Fiat Toro Freedom 4x4 diesel - Divulgação

Como anda

Rodamos por cerca de 350 km com a versão, em trecho puramente urbano, que é, normalmente, o habitat por onde circulam os proprietários desse tipo de picape. Nessas condições, os 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm da picape chegam até a sobrar.

Saídas e retomadas não são tarefas complicadas. Tudo é feito sem que o motor se esgoele. Pelo contrário, o propulsor é quase sempre sereno. O câmbio automático de nove marchas colabora para o desempenho, mas apresenta alguns trancos em reduzidas.

Montada sobre monobloco e equipada com suspensão multibraço na traseira, a picape apresenta comportamento dinâmico estável em curvas. As rolagens de carroceria são quase nulas. Além disso, mesmo em asfalto ruim e terrenos irregulares, não há o balanço excessivo, comum em modelos com chassi.

A tração integral inteligente é outra vantagem da picape. O sistema adapta a entrega de torque para as rodas, na fração de 50% para cada eixo, quando necessário. Sendo que, normalmente, a força vai toda para as rodas dianteiras, o que privilegia o consumo. No nosso caso, a picape diesel marcou 10,9 km/l. Nada mal para a proposta. Desempenho eficiente e confortável, em tamanho decente, que pode justificar o sucesso de vendas.

Ficha técnica

  • Motor: 2.0 turbo diesel de 4 cilindros em linha, com duplo comando de válvulas, injeção direta e resfriamento a ar
  • Potência e torque: 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 m.kgf a 1.750 rpm
  • Transmissão e direção: automática de nove marchas e integral 4x4, com reduzida, direção elétrica
  • Freios: discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira), com ABS
  • Suspensões: independente McPherson (dianteira), independente multibraço (traseira)
  • Rodas e pneus: 17 polegadas, 225/65 R 17
  • Dimensões: comprimento (4,915 m), largura (1,844 m), altura (1,743 m), entre-eixos (2,99 m), tanque (60 l), caçamba (820 l)
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