Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo - fotos :Lucas Cardoso
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivofotos :Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Nova Santa Rita (RS) - A segunda geração do hatch compacto mais vendido do país — o Onix — acaba de ser lançada pela Chevrolet. Maior, com duas opções de motor, sendo um aspirado 1.0 e o outro turbo de mesma litragem, o modelo chega em quatro versões: Onix (de entrada), LT, LTZ e Premier, com preços a partir de R$ 48.990.

Como na versão Plus, o novo Onix hatch terá dois motores. A maior novidade fica por conta da eficiência energética da nova geração do aspirado Ecotec 1.0 de três cilindros, que rende 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. De acordo com a montadora, equipado com tal motorização, é capaz de fazer 13,5 km/l na cidade e 16,6 km/l em estrada — o campeão, até então, neste quesito era o subcompacto Renault Kwid, que faz 10,8 km/l (ciclo urbano) e 15,6 km/l (rodoviário). Assim como no sedã, o motor turbo 1.0 rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

Se os motores chamam atenção, o aumento no espaço interno nem tanto. A novidade tem 4,16 metros de comprimento (23 cm a mais que o Joy), os mesmos 1,73 m de largura do sedã e 2 cm a mais de entre-eixos que o Joy (2,55 m, ante 2,60 m do novo sedã). A altura foi mantida em 1,47 m, mas o porta-malas cresceu tapenas 2 litros. A contagem levou a capacidade de 289 l para 291 l.

Outra mudança destacada pela montadora está mais escondida. Trata-se de um acerto de suspensão diferente do utilizado no sedã. A configuração do hatch está mais esportiva e responsiva. Segundo a Chevrolet, foi adicionada carga aos amortecedores e reduzida a assistência na direção elétrica, o que proporciona uma experiência de condução diferente.

A lista de equipamentos do Onix também chama atenção. De série, o modelo já oferece seis airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. Apoio de braço, rádio e três portas USB para carregamento de smartphones, sendo duas delas para a segunda fileira de assentos, também fazem parte da lista.

As versões mais completas adicionam central multimídia de sete polegadas com Wi-Fi integrado e diferenciais como alerta de ponto cego e carregador por indução.

A lista recheada de itens de segurança aliada a nova plataforma global GEM, que traz aços mais resistentes garantiram com cinco estrelas (nota máxima) para adultos e crianças nos testes de colisão frontal e lateral da Latin NCap. A nota é a mesma recebida pelo sedã.

Visual

Já antecipado em setembro, durante o lançamento do sedã Plus, o visual do Onix hatch ganha destaque com as novas opções de customização oferecidas pela Chevrolet. Agora elas são três: Adventure, com rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques; Sport, que adiciona spoliers frontais traseiros e laterais, além das rodas escurecidas. Já o Elegance usa peças cromadas para dar um ar mais sofisticado ao modelo.

Manutenção mais barata

A Chevrolet informa que o novo motor aspirado foi projetado para ter maior durabilidade. Para tanto, foram desenvolvidas diferentes soluções, como injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível.

O sistema deve proporcionar maior durabilidade, o que reflete no menor custo das revisões fixas. A redução de mão de obra e dos custos de revisão até 60 mil km foram ao todo de 16%. O intervalo das trocas de óleo subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Versões e preços

  • 1.0 MT: R$ 48.490
  • LT 1.0 MT: R$ 51.590
  • 1.0 Turbo AT: R$ 55.590
  • 1.0 LT Turbo MT: R$ 57.590
  • 1.0 LT Turbo AT: R$ 62.890
  • 1.0 LTZ Turbo MT: R$ 60.990
  • 1.0 LTZ Turbo AT: R$ 66.290
  • 1.0 Premier Turbo AT: R$ 69.990
  • 1.0 Premier Turbo AT II e III: R$ 72.990

 

Você pode gostar
Comentários