Modelo compacto foi mostrado durante apresentação da linha GTS de Virtus e Polo - Portal iG - Cauê Lira
Modelo compacto foi mostrado durante apresentação da linha GTS de Virtus e PoloPortal iG - Cauê Lira
Por Portal iG - Cauê Lira
São Paulo - A Volkswagen decidiu inovar durante a apresentação da nova linha GTS para Polo e Virtus nesta quinta-feira. O setor de engenharia resgatou o acervo histórico de São Bernardo do Campo, trazendo alguns dos modelos mais emblemáticos que já passaram pela fábrica paulista. Veículos como 1600 TL, Brasilia, Fusca e Passat GTS marcaram presença, mas um projeto em particular chamou mais atenção.

Foram raras as ocasiões em que a Volkswagen revelou o projeto BY à imprensa. Trata-se de um veículo que foi abortado em meados de 1987, nascido a partir da ideia de criar um novo rival para o Fiat Uno . Se o modelo tivesse visto a luz do dia, seria o veículo mais barato da marca no final dos anos 80.
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À primeira vista, já podemos traçar um paralelo do projeto BY com outro modelo de sucesso nos dias de hoje, o Fiat Mobi . Tal como o Mobi, que traz heranças do Uno, o BY é basicamente um Gol da coluna B para a frente. Painel, faróis, motores e outros itens estruturais seriam os mesmos!

Pensar que o BY seria o “Gol simplificado” é um ledo engano. O pequeno Volkswagen abortado era proposto com banco traseiro corrediço, para aumentar o espaço para os joelhos dos passageiros ou melhorar a capacidade do porta-malas. Isso foi incorporado ao Fox em 2003. Da mesma forma, a suspensão traseira era a mesma do Voyage que foi importado para os Estados Unidos (com o nome Fox).

Estes recursos que hoje são comuns eram caros nos anos 80 - e dessa forma, o preço do BY poderia ficar acima do Gol. Isso não seria interessante para a criação de um novo carro de entrada, e o conceito foi engavetado.

A ideia de criar um hatchback “supermini” continuou no imaginário do time de engenharia global da Volkswagen. Tanto que quase uma década após o cancelamento do projeto BY, a marca alemã lançou o Lupo na Europa. Ele era, em sua essência primordial, um Polo encurtado para ser mais dinâmico e econômico na cidade - mas não foi vendido no Brasil.

Em 2000, o Lupo ainda contou com uma versão GTI, com motor de 125 cv de potência e 15 kgfm de torque. Pelo baixo peso, era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos; além do entre-eixos curto e o centro de gravidade mais baixo, que também privilegiaram sua aerodinâmica.

O Lupo saiu de linha em 2005, e a Volkswagen decidiu tirar um período sabático do segmento dos supermini. Eis que, em 2011, o novo Up! surge no Salão de Frankfurt (Alemanha) com uma proposta bem parecida com os dois antecessores.

Ele chegou às lojas da Europa no começo de 2012, sendo lançado no Brasil dois anos depois - já nacionalizado, em Taubaté (SP). Atualmente, conta com apenas três versões, com preços que variam entre R$ 49.590 e R$ 56.860. Considerando que o Gol parte de R$ 47.020 em sua versão básica, podemos dizer que o Up! também sofre do estigma do Volkswagen BY que citamos anteriormente - um carro simplificado, porém mais caro.