- divulgação
divulgação
Por Lucas Cardoso

Rio - Pegar a estrada é uma das práticas mais comuns nessa época do ano. Infelizmente, também é comum ver carros parados nas vias por problemas mecânicos que poderiam ser evitados. Para que o leitor não tenha essa dor de cabeça em pleno período de festas, O DIA ouviu especialistas e destacou seis dicas que vão manter o carro funcionando na ida e também na volta.

De acordo com o gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, Claudio Cardoso, e Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, esse período tem temperaturas mais altas e ocorrem mais chuvas, por isso, verificar as condições dos pneus e limpadores de para-brisa é crucial.

"Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles estão inseridas pequenas elevações na borracha chamadas de TWI que funcionam como marcações de segurança. Se estiverem rente a banda do pneu, ele deve ser trocado. Fique atento às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha", orienta Claudio.

Em segundo lugar, os especialistas orientam a avaliação do nível de óleo e a condição do composto, conforme a quilometragem do veículo. Se já estiver na época de trocar, certamente será necessário mexer nos filtros. Além disso, a verificação do nível do líquido de arrefecimento é essencial.

Em viagens de fim de ano é comum que o motorista faça longos trajetos ao volante, então é importante ver e ser visto. Por isso, é decisivo checar se a iluminação do carro (faróis, lanternas e setas) está em perfeitas condições. "Imagine falhar lanterna ou farol na estrada, à noite? Ou, mesmo de dia, em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol deve estar aceso. Por isso, e por uma questão de segurança, o motorista tem que estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas", alerta Jaime.

Apesar de fazer parte do veículo, alguns proprietários esquecem que o estepe existe até precisar dele. Assim como os quatro pneus do carro, o quinto precisa estar calibrado e em boas condições. Aproveite que está olhando a mala e confirme se o triângulo, chave de roda e macaco estão lá.

Todas as dicas anteriores podem ser seguidas pelo proprietário dentro da própria garagem. Mas para fazer viagem 100% tranquila é preciso passar na oficina. Lá, o mecânico vai avaliar a condição de itens como os freios, suspensões e a condição do sistema de ignição. Quando as revisões do carro estão em dia, esse tipo de ida ao mecânico é só para formalidade.

 

Segurança no trânsito
Publicidade
Importante também lembrar que você é responsável pelos passageiros que transporta. Por isso, algumas recomendações de segurança são essenciais na hora das festas.
O uso do cinto de segurança por todos os que estão no carro é importante não só para quem usa, mas também para os demais ocupantes. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for pego sem o cinto de segurança, ou transportando passageiros sem cinto, arcará com uma infração grave.
Publicidade
Respeite os limites de velocidades e as sinalizações nas vias por onde trafegar.
Se estiver com o carro muito cheio, evite andar no limite de velocidade permitida e arrisque menos em ultrapassagens.
Publicidade
Atente-se aos equipamentos de segurança adequados a cada idade, peso e altura das crianças. O uso de cadeirinhas é obrigatório desde 2008 para os pequeninos com até 7 anos e meio de idade. E não se esqueça de prendê-la com o cinto de segurança.
Você pode gostar
Comentários