Ações marcam o Dia Mundial da Diabetes em BMDivulgação

Volta Redonda - A ADIBAM (Associação dos Diabéticos de Barra Mansa) realiza antecipadamente ações pelo Dia Mundial do Diabetes, comemorado no domingo, dia 14. As atividades acontecem nesta sexta-feira, dia 12, na Praça da Matriz, Centro da cidade.
No decorrer do dia, cerca de 500 pessoas, deverão passar pelos atendimentos como medição de glicemia, verificação de pressão arterial, além de orientações sobre os cuidados com a doença.
“Nosso foco é a prevenção e, por isso, concentramos as ações na praça para atrairmos, principalmente, àqueles que desconhecem os riscos da diabetes”, explicou a presidente da entidade, Maria Eterna Quintão.
O aposentado Luís Carlos da Silva, de 66 anos, falou que ficou surpreso ao verificar que a glicose estava em 235 mg/dL.
“Trato da diabetes há vários anos, mas não sabia que minha glicose estaria tão alta hoje. Achei essa ação importante para que a gente fique alerta, pois até mesmo quem já cuida da doença, corre o risco de ter alterações como está sendo o meu caso”, comentou.
Os principais sintomas de glicose alta são excesso de sede; excesso de urina; fome excessiva; emagrecimento repentino sem redução da ingestão de calorias; cansaço e fadiga frequentes; visão embaçada; pele seca; dificuldade em cicatrização; dor de cabeça; tonturas; dor abdominal e náuseas frequentes; mudanças no hálito e infecções mais frequentes.
De acordo com especialistas, a doença é considerada um dos fatores de risco da covid-19 e o número de casos novos tende a crescer após a pandemia, por conta de diversos fatores, entre eles, o sedentarismo, má alimentação e estresse.
“As pessoas se isolaram em casa e, muitos se refugiaram na alimentação irregular, provocando o aumento de peso, agravado pela falta de exercícios físicos”, disse a presidente da entidade.