Representantes de diversas entidades se reuniram para discutir a implantação do Centro de Controle de Diabetes em BM Divulgação

Barra Mansa - A Adibam (Associação dos Diabéticos de Barra Mansa) realizou uma reunião com representantes de diversas entidades para discutir a implantação do Centro de Controle de Diabetes na cidade. O encontro é mais uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado no último dia 14.
De acordo com a proposta inicial, a unidade deverá contar com profissionais da área de saúde de diversas especialidades, especialmente, o corpo clínico responsável pelo controle da doença como: médicos cardiologista e ortopedista, além de nutricionista, dentista e pediatra.
“Nossa preocupação é com a prevenção e o tratamento da doença e sabemos que se reunirmos todos os profissionais em um mesmo espaço todos sairiam ganhando, tanto o poder público, quanto pacientes”, disse a presidente da Adibam, Eterna Quintão.
Ainda segundo ela, o Centro de Controle da Diabetes poderá também ter a participação da iniciativa privada, com apoio e doações de medicamentos, cujo custo, pode ser abatido na declaração de imposto de renda.
Dados da entidade, desde o início da pandemia, estimam aumento, em 40%, de novos casos registrados da doença no município e que boa parte deles, o paciente somente descobre após picos elevados de glicose.
A Adibam ainda ressalta que o alerta deve acontecer a partir dos seguintes sintomas: vontade frequente para urinar; aumento da sede; boca seca; infecções urinárias frequentes; sonolência e cansaço frequente; formigamento nos pés e nas mãos; fome em excesso; grande perda de peso.
“Isso é muito grave, pois a diabetes descontrolada pode levar a graves riscos para a saúde do indivíduo”, lembrou a presidente da entidade.